GeralMarília

Marcos Rezende vai fiscalizar funcionamento dos radares e analisar se haverá redução de acidentes



O vereador Marcos Rezende (PSD) informou que vai fiscalizar o funcionamento dos radares e analisar se haverá impacto na redução de sinistros, bem como infrações de trânsito em Marília. Parlamentar municipal fez um estudo do contrato envolvendo a Emdurb (Empresa de Mobilidade Urbana de Marília), que ficará responsável pela manutenção, reposição de peças, aferição dos equipamentos de fiscalização junto ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) ou órgão por ele credenciado, além da execução de obras de infraestrutura e reparos.
Conforme Marcos Rezende, o contrato deve estar de acordo com as normas do Código de Trânsito Brasileiro. “Meu intuito é fiscalizar o funcionamento dos radares e câmeras espalhadas em nosso município. As câmeras também vão auxiliar a Polícia Militar nas ocorrências de furto de veículos, por exemplo. O vídeo-monitoramento abrange um raio de até 5 quilômetros em cada ponto de instalação e pode ajudar a localizar criminosos em tempo recorde. Já os radares devem contribuir para um trânsito melhor e seguro. Caso contrário, vamos cobrar a Emdurb sobre possíveis abusos e falta de resultados positivos na redução de sinistros”, argumentou o vereador.
Segundo o contrato, Marília terá uma Central de Controle Operacional e, entre os objetivos, estão a garantia da segurança dos munícipes e usuários de trânsito; redução dos congestionamentos; planejamento de tráfego; respeito às regras de trânsito e aumento da produtividade das equipes de gerenciamento e campo.
“Também pedi para que a Emdurb melhore a sinalização sobre os radares, colocando placas ou faixas maiores informando a população da existência dos radares em pelo 300 metros antes de cada ponto de fiscalização eletrônica. Assim, evitamos que os motoristas sejam surpreendidos por falta de avisos grandes e visíveis em vias públicas”, complementou o vereador Marcos Rezende.
A fiscalização com multas começará a ser processada a partir do próximo dia 22 de maio de 2023. “Vamos ficar de olho e analisar os impactos. Entendo que a cidade cresceu em número de habitantes e, consequentemente, houve aumento de veículos no trânsito. Temos vários casos de motociclistas avançando no sinal vermelho em altas velocidades, o que coloca em risco pedestres e outros usuários que trafegam dentro legislação”, concluiu o parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *