Vereador Dr Nechar propõe revisão do contrato do transporte coletivo e defende sistema com mais oferta de ônibus
Médico e ex-deputado federal questionou a redução de veículos após às 20 horas, aos finais de semana e feriados
O vereador Sergio Antonio Nechar, o Dr Nechar (PSB), apresentou uma série de questionamentos na noite desta quarta-feira, dia 10 de maio, durante a audiência pública realizada pela Câmara de Marília para debater e analisar as condições do transporte coletivo da cidade. “O transporte é prestado por duas empresas que possuem contratos com a Prefeitura de Marília e, pelo que acompanhamos, este contrato tem mais de 10 anos e, portanto, necessita de uma revisão. O plenário da Câmara, nós vereadores, podemos cooperar para a composição de um contrato mais humano, que beneficie diretamente a população com um serviço público de qualidade e eficiente”, afirmou o vereador Dr Nechar.
Representante das duas empresas – a Grande Marília e a Viação Sorriso – compareceram ao plenário da Câmara, bem como o diretor-presidente da Emdurb (Empresa de Mobilidade Urbana de Marília), Valdeci Fogaça, e responderam as perguntas e as observações apresentadas tanto pelo vereador Dr Nechar, quanto pelos cidadãos que participaram da audiência. “Muitos questionamentos chegam até o nosso gabinete. Atualmente as quatros linhas em operação que mais apresentam reclamações são: Padre Nóbrega e Parque das Nações, pelo lado da Grande Marília, e Nova Marília e Campus Universitário – este último com destino à empresa Paschoalotto – pela Viação Sorriso. Seria fundamental uma estratégia de ação pontual para que estas linhas não apresentassem tantos problemas”, sugeriu o vereador e ex-deputado.
Dr Nechar defendeu a presença do cobrador, que auxiliava na prestação do serviço aos passageiros, instalações de terminais compactos em cada uma das regiões de Marília, o que facilitaria o sistema de integração e agilizaria na fluidez da mobilidade urbana.
A disponibilidade de serviços de WI-FI em todos os veículos e a emissão de carteiras para estudantes e beneficiados por desconto de forma mais dinâmica, o que evitaria as tradicionais longas filas, também foram reivindicadas pelo parlamentar. “As empresas não deveriam diminuir a quantidade de ônibus após às 20 horas, como vem ocorrendo diariamente conforme relatos que nos chegam com muita frequência. Outro ponto é a retomada dos ônibus noturnos, os ‘corujões’”, considerou. A defesa da revisão contratual foi amplamente aceita pelo plenário e mencionado, inclusive, pelos passageiros que participaram da audiência e se manifestaram com falas e perguntas.
O vereador Dr Nechar reivindicou mais disponibilidades de ônibus para a população, principalmente após às 20 horas, bem como mais veículos e itinerários aos finais de semana (sábado e domingo) e também aos feriados. “Com relação à emissão de carteiras para estudantes, o sistema online e todo o aparato tecnológico poderiam ser otimizados para evitar as filas que inúmeras vezes ocorrem e afetam os alunos”, finalizou.