Estudantes participam de fase prática de olimpíada que convida a colocar a mão na massa pela natureza
Até o 30 de junho, crianças e jovens do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio que se inscreveram na olimpíada vão trabalhar em grupo para colocar a mão na massa – em muitos casos, a mão na terra. Acompanhados de um professor responsável, eles participam da fase prática da olimpíada, que convoca os estudantes a desenvolverem projetos relacionados ao uso de tecnologia, plantio, preservação de espécies nativas, incidência política, campanhas de engajamento ou qualquer ação que promova a restauração dos ecossistemas.
Na fase online, que será encerrada em 31 de maio, os estudantes têm contato com temas formativos e testaram seus conhecimentos individualmente, por meio de quizzes. Os participantes acumulam pontos em ambas as fases. Todos os grupos que enviarem um relato de suas ações concorrerão em duas categorias: Comissão Julgadora e Voto Popular, que valem prêmios.
A proposta da Restaura Natureza é de ter estudantes como protagonistas das ações de restauração. O professor tem o importante papel de apoiá-los, mas deve proporcionar aos jovens a liberdade de criar e desenvolver seus projetos aplicando seu conhecimento, talento e criatividade. “A ação prática poderá levar o estudante a se perceber um ser ativo, capaz não só de promover a regeneração da natureza como mobilizar as pessoas no seu entorno para o mesmo objetivo, de buscar soluções para os desafios ambientais enfrentados em sua comunidade”, diz Gabriela Yamaguchi, coordenadora da Restaura Natureza e diretora de Engajamento do WWF-Brasil.
A Restaura Natureza tem parceria institucional com a Mauricio de Sousa Produções, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os Escoteiros do Brasil, a Mostra Ecofalante de Cinema, a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) e o Criativos da Escola, do Instituto Alana, além de contar com o apoio da marca Bom Ar® da Reckitt Hygiene Comercial, e da Aegea.
FONTE: WWF BRASIL