Murakami Haruki recebe prêmio espanhol Princesa das Astúrias de Letras
O escritor japonês Murakami Haruki ganhou a edição deste ano do Prêmio Princesa das Astúrias de Letras, da Espanha — um dos mais prestigiados da Europa.
A Fundação Princesa das Astúrias anunciou quarta-feira que o júri escolheu Murakami dentre 37 candidatos, de 17 nacionalidades.
A fundação afirma: “Autor cultuado e traduzido em mais de 40 idiomas, Murakami é, de acordo com especialistas, um escritor inquietante, com prosa que revela influências de destacados autores, como Dostoiévski, Dickens, Capote e Vargas Llosa.” Acrescenta que, em suas obras, “ele emprega um tom de intimidade — às vezes surrealista e com traços de humor e implausibilidade”. Afirma que ele “confronta os mais sérios problemas sociais e se une à luta em defesa dos valores humanos essenciais”.
Os Prêmios Princesa das Astúrias costumam ser chamados de Prêmios Nobel da Espanha. Abrangem oito categorias, com artes, letras, esportes e pesquisa técnica ou científica.
É a primeira vez que um japonês ganha o prêmio de literatura. Em 1999, a astronauta japonesa Mukai Chiaki recebeu prêmio na categoria de Cooperação Internacional. No ano passado, outro japonês, o arquiteto Ban Shigeru, recebeu a distinção na categoria Concórdia.
FONTE: NHK PORTUGUÊS