Tufão Mawar deverá se aproximar de Okinawa na quarta-feira
Um tufão grande e muito forte deverá chegar nas proximidades da região de Okinawa, no sudoeste do Japão, já na quarta-feira. As autoridades meteorológicas estão alertando a população sobre a ocorrência de rajadas de vento, ondas altas e chuvas torrenciais.
A Agência de Meteorologia do Japão diz que, segundo dados das 6 horas da manhã desta terça-feira, o tufão Mawar estava se movendo lentamente para o noroeste sobre o mar ao sul de Okinawa. A tempestade estava levando ventos com velocidade de até 162 quilômetros por hora perto do seu centro, com rajadas de até 216 quilômetros por hora.
O Mawar pode se aproximar das Ilhas Sakishima, em Okinawa, na quarta-feira, e chegar às redondezas das Ilhas Sakishima ou da ilha principal de Okinawa até sábado. O avanço relativamente lento do tufão significa que é provável que os efeitos sejam prolongados.
A agência meteorológica anunciou, na segunda-feira, que a estação das chuvas deve ter se iniciado em regiões localizadas na faixa entre o norte de Kyushu e Tokai.
O ar úmido está fluindo em uma frente que se espalha desde o oeste ao leste do Japão, resultando em chuvas generalizadas. Nuvens de chuvas também se desenvolveram em partes do norte da região de Kyushu e da região de Chugoku.
Mais de 30 milímetros por hora de chuva podem cair nas regiões de Kansai e de Chugoku até o meio-dia desta terça-feira, e na região de Shikoku até tarde da noite.
As autoridades estão exortando a população a tomar cuidado com deslizamentos de terra, transbordamento de rios, inundações em áreas baixas, quedas de raios e rajadas de vento.
FONTE: NHK PORTUGUÊS