Forte tufão Mawar se aproxima de Okinawa, no sul do Japão
A aproximação do forte tufão Mawar é aguardada na província de Okinawa, no sul do Japão. A Agência de Meteorologia está pedindo à população que fique alerta diante de ventanias, ondas altas e chuvas torrenciais.
O órgão informa que, ao meio-dia desta quinta-feira, o tufão se deslocava de norte a nordeste, a 15 quilômetros por hora, cerca de 80 quilômetros a sudeste da ilha Miyakojima. Parte das Ilhas Sakishima, em Okinawa, está agora na zona de ventos fortes.
A previsão é de que a tempestade mudará gradualmente de curso para leste e que chegará mais perto da ilha principal de Okinawa na sexta-feira.
É provável que ventos fortíssimos soprem em Okinawa até sexta-feira e cheguem no mesmo dia à região de Amami, na província de Kagoshima. A expectativa é de que as velocidades máximas dos ventos cheguem em seu pico a 144 quilômetros por hora em Okinawa na sexta-feira.
A chuva também se intensificará com a proximidade do tufão. Chuvas torrenciais de 50 milímetros por hora, acompanhadas de trovoadas, serão possíveis em Okinawa até sexta-feira. Prevê-se que a região receba até 200 milímetros de chuva nas 24 horas até a manhã do mesmo dia.
Além disso, estão previstas fortes chuvas nas regiões oeste e leste do Japão entre esta quinta-feira e sábado, já que o ar úmido do entorno da tempestade flui para a frente de chuva estacionária próximo à ilha principal de Honshu.
A meteorologia pede à população que tome cuidados extras em casos de deslizamento de terra, inundações em áreas baixas e elevação do nível de rios e que se mantenha atualizada com as últimas informações.
FONTE: NHK PORTUGUÊS