Governo do Japão apresenta esboço de medidas para reverter queda da taxa de natalidade
O governo japonês elaborou o esboço de um pacote de medidas destinadas a reverter a queda da taxa de natalidade do país. Uma delas é o aumento do apoio financeiro para famílias que criam filhos.
O governo apresentou o pacote de medidas a um painel de especialistas na quinta-feira (1).
O documento informa que o governo gastará cerca de 3,5 trilhões de ienes, ou 25 bilhões de dólares, anualmente nos próximos três anos para se concentrar na questão.
O governo planeja assegurar fundos para as medidas por meio da revisão dos gastos fiscais e outras formas. Afirma que haverá continuidade nas discussões acerca de fontes específicas de receita.
O projeto diz que o governo removerá o limite de renda familiar ao fornecer subsídios de educação infantil aos pais. A cobertura será expandida para crianças no ensino médio.
O esboço diz que o subsídio mensal será de 15 mil ienes, ou cerca de 107 dólares, para cada criança, de recém-nascidos até os 2 anos de idade. O pagamento será de 10 mil ienes para cada criança de 3 anos até conclusão do ensino médio. O governo planeja aumentar o subsídio por criança para 30 mil ienes, para pais com pelo menos três filhos. O benefício deve ser concedido desde o nascimento até o ensino médio. O objetivo é implementar as mudanças durante o próximo ano fiscal.
O esboço diz que o governo estudará maneiras de aumentar ainda mais o apoio financeiro ao parto, com as despesas cobertas pelo seguro de saúde público, possivelmente a partir do ano fiscal de 2026.
O governo também irá elaborar medidas para aliviar o fardo financeiro de ascender à educação superior.
A partir do próximo ano fiscal, o governo planeja permitir que qualquer criança frequente um jardim de infância ou creche, mesmo que seus pais não tenham emprego.
O governo afirma que chegará a uma conclusão sobre os detalhes do novo sistema de suporte financeiro até o final do ano.
FONTE: NHK PORTUGUÊS