Santa Casa de Marília realiza ações no mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue
A Santa Casa de Marília, em parceria com o Hemocentro de Marília, realiza diversas ações no mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue. A campanha Junho Vermelho terá atividades com funcionários do hospital, pacientes e acompanhantes deles nas alas de internação.
Além disso, palestras serão promovidas em escolas técnicas de enfermagem da cidade com o intuito de passar informações a serem multiplicadas à população pelos estudantes da área da saúde.
Grupos de colaboradores da Santa Casa de Marília também serão encaminhados para a doação de sangue no Hemocentro de Marília.
Junho é o mês dedicado para fortalecer a Campanha de Doação de Sangue no mundo todo. Em 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.
Para doar sangue é preciso pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, apresentar bom estado de saúde, não estar fazendo uso de determinados medicamentos, ter dormido bem na noite anterior e não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. É imprescindível a apresentação de documento de identidade emitido por órgão oficial.
Os doadores de 16 e 17 anos devem estar acompanhados do responsável legal e aqueles com mais de 60 anos não poderão doar pela primeira vez.
É recomendável evitar alimentos carregados em gordura em torno de 4 horas antes da doação. Além disso, existem alguns impedimentos temporários que merecem atenção na hora de se prontificar para ser doador. Após um resfriado, é necessário esperar 7 dias até o desaparecimento dos sintomas. A doação no período gestacional também não acontece. Amamentação, se o parto aconteceu há menos de 12 meses, também é motivo de impedimento temporário. Quem fez tatuagem nos últimos 12 meses também fica impedido de doar.
Em outros casos o impedimento pode ser definitivo e proibir a pessoa de doar sangue para o resto da vida. A hepatite após os 11 anos de idade é um exemplo. Além disso, ter contraído Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II, Doença de Chagas e Malária são impedimentos definitivos na doação de sangue.
A pós-doação merece cuidados como se hidratar para repor os volumes perdidos. Um lanchinho também ajuda na recuperação do doador.
O Hemocentro fica na Rua Lourival Freire, nº 240 – ao lado do Fórum, no Bairro Fragata. O horário de atendimento ao público é das 7h às 13h de segunda a sábado. Mais informações pelo telefone (14) 3434-2541.