Advogado de Marília é nomeado representante paulista na Comissão Especial de Defesa dos Municípios do Conselho Federal da OAB
Dr Ronan Figueira Daun é formado pela Universidade de Marília (Unimar) e possui ampla vivência em gestão pública
Uma comissão composta por membros com excelência na atuação jurídica, visando o fortalecimento dos municípios junto ao Governo Federal e Estadual, com profundos conhecimentos de gestão pública, legislação pertinente e atuação junto aos tribunais de contas. Assim pode ser definido o perfil da comissão especial de defesa dos municípios do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Trata-se de uma comissão especial que propõe temas de interesse dos Municípios, incluindo aumento de valores do repasse para educação e saúde, desburocratização do acesso a créditos por parte dos municípios, dentre inúmeras demandas que influenciam o dia a dia das gestões municipais. Os resultados dos estudos são repassados ao presidente do conselho federal da OAB que, por sua vez, libera o resultado dos estudos para o Congresso Nacional, auxiliando os deputados na propositura das matérias legislativas: Leis e Emendas à Constituição.
Formado em Direito pela Universidade de Marília (Unimar), representando o Estado de São Paulo nesta comissão, foi nomeado o advogado de Marília, Ronan Figueira Daun. A nomeação ocorreu em março, com posse no dia 16, concedida pelo presidente do Conselho Federal da OAB, José Alberto Simonetti.
Daun, possui ampla experiência em gestão pública, tendo sido vereador e presidente da Câmara Municipal em Lupércio (SP), também atuou como secretário nas pastas Jurídica, Fazenda, Planejamento e Saúde em diversas ocasiões, nos municípios de Lupércio, Gália e Presidente Alves.
Graduado em Marília pela Unimar no ano de 1996, foi aprovado pelo exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em 1997, e desde então, investe parte do seu dia a dia nos estudos de aprimoramento: habilitado em Gestão de Gabinete e Assessoria Política de Parlamentares pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e pela Escola Nacional de Magistratura/AMB-Associação de Magistrados Brasileiros; pós-graduado em Gestão Pública pela Faculdade de Tecnologia Paulista; pós-graduado em Direito Administrativo pela Faculdade Faveni; pós-graduado em Direito Constitucional pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, além de membros das Comissões de Direito Administrativo e de Direito do Terceiro, Secional da OAB do Estado de São Paulo através da nomeação da Presidente Patrícia Vanzolini.
Atualmente cursa pós-graduação em Gestão de Cidades pela Universidade de São Paulo-USP. Sua atuação em defesa dos municípios já passa de uma centena de entes e gestores públicos atendidos, o que validou a sua nomeação.
Desde então recebeu muitas moções de apoio e congratulações em diversas câmaras municipais, prefeituras, deputados e colegas.
Em entrevista, Ronan Figueira Daun, o Dr. Ronan como é chamado pelos colegas, disse que manifestou profunda alegria pela nomeação e que isso motiva ainda mais a busca pelo conhecimento em prol da coletividade. Declarou que esse conhecimento, embora pareça grande, “é apenas uma gota em um oceano, e que todo o esforço conjunto, faz a diferença em prol de um bem maior a qualquer instituição: o cidadão”.
Em recente reunião realizada no dia 31 de maio, estiveram presentes o presidente do Conselho Federal da OAB Beto Simonetti, deputado federal Fausto Pinato e advogado Ronan Figueira Daun, onde foram debatidas demandas voltadas à composição final da Comissão para que os trabalhos no ano de 2023 sejam iniciados o quanto antes.