Polícia prende brasileiro suspeito de fraudar registro de carros usados
A polícia da província de Saitama prendeu um brasileiro de 51 anos, suspeito de falsificar registros de carros usados em nome de terceiros com a intenção de revendê-los para estrangeiros ilegais ou para uso em crimes, informou o jornal Mainichi nesta quarta-feira (21).
Dario Enoki da Silva, que trabalhava em uma loja de veículos usados e cujo endereço é desconhecido, foi preso sob acusação de registro de documentos públicos falsos e seu uso indevido. A informação foi revelada por fontes próximas à investigação, segundo o Mainichi.
A polícia acredita que Enoki atuava como um dos “instrutores” envolvidos no esquema, depois de aproximadamente 150 carros usados terem sido registrados em nome de um único brasileiro de 56 anos que foi preso no início deste mês.
De acordo com o jornal, Enoki é suspeito de ter registrado, em 7 de fevereiro de 2022, em Gunma, um carro usado em nome de outra pessoa, apesar de o veículo ser de fato utilizado por terceiros. O automóvel em questão estava sendo ilegalmente dirigido por um vietnamita sem carteira de habilitação.
No dia 7 de junho, a polícia de Saitama já havia realizado duas prisões relacionadas ao mesmo esquema de registros fraudulentos: um brasileiro de 56 anos e um japonês de 24 anos. Durante a investigação dessas duas pessoas, surgiu a possibilidade de que Enoki estivesse dando instruções relacionadas ao registro e à venda dos veículos.
A polícia acredita que os cerca de 150 carros usados registrados em nome do brasileiro possam ter sido revendidos para estrangeiros ilegais ou grupos criminosos. Por esse motivo, estão sendo realizadas investigações adicionais para esclarecer o caso.