Sucesso de público, INOVEDUCA apresenta
novas abordagens em inovação na educação
Maior conferência de Educação da Alta Paulista compartilha métodos e insights aplicáveis ao processo ensino-aprendizagem
Pelo segundo ano consecutivo, o Colégio Shunji Nishimura, de Pompeia, no interior de São Paulo, promoveu o INOVEDUCA, evento sobre inovação da educação que aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de junho nas dependências da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT).
Maior conferência de Educação na Alta Paulista, o evento contou com mais de 400 participantes, entre acadêmicos de graduação e pós-graduação, professores, psicólogos, gestores educacionais, além de pais e responsáveis.
Todos tiveram a oportunidade de aprender novas abordagens em inovação no processo ensino-aprendizagem aplicáveis no dia a dia da Educação escolar e doméstica compartilhados por palestrantes de renome nacional e internacional.
“É mais um momento para refletir a Educação e ter insights de como conseguir mais qualidade e ter alunos mais engajados”, destacou a curadora da conferência e diretora do Colégio Shunji Nishimura, Iolene Lima. “Por isso a nossa contribuição na formação de educadores parentais e especialistas em Educação”.
Além das palestras oferecidas, o INOVEDUCA contou com workshops com especialistas e estandes de parceiros do evento e de outras instituições sediadas na FSNT, a exemplos da Fatec e do Senai, além de food trucks instalados ao lado do Ginásio Jiro Nishimura.
PALESTRANTES
Com o tema ‘criatividade, inovação e aprendizagem significativa’, o INOVEDUCA deste ano contou com as presenças de palestrantes de renome nacional e internacional em sua programação de palestras e workshops.
Autoridade mundial no método educacional Profound Learning (Aprendizagem Profunda, em inglês), implantado no Colégio Shunji Nishimura, o canadense Tom Rudmik foi o primeiro a subir ao palco da conferência.
O educador abordou sobre os desafios de uma educação de alta qualidade no século 21 e as estratégias para se alcançar essa missão. No período da tarde foram realizados workshops proferidos por diversos especialistas.
No segundo dia, a especialista em neurociência e aprendizagem Carla Tieppo palestrou sobre criatividade e inovação. “Há novas profissões que nos aguardam no futuro. Precisamos estar atentos a isso”, observou. À tarde, a conferência continuou com mais workshops.
Na sequência, foi a vez de Denilson Shikako, referência no país em soluções inovadoras em grandes empresas, partilhar ideias e processos para que os educadores evoluam suas práticas de ensino do ‘ok’ ao ‘uau’.
“Fomos treinados a vida inteira para entregar o ‘ok’. O ‘uau’ não precisa ser caro, mirabolante, um aplicativo ou patente. Você consegue melhorar coisas do seu dia a dia que farão muita diferença numa sala de aula”, afirmou Shikako.
No último dia, a pedagoga Cris Poli, conhecida pela sua participação no reality ‘Supernanny’, na TV brasileira, falou sobre a arte de educar com amor e limites. “Não são coisas incompatíveis, mas necessárias”, frisou.
Poli afirmou que educar é “um mandamento de Deus” e que cabem aos pais e professores o papel desta missão como “principais referenciais àqueles que aprendem”. “É preciso ser modelo daquilo que se ensina”.
Por fim, a especialista em Educação Especial, Luciana Brites, palestrou sobre neurodesenvolvimento e habilidades de estimulação. “Entender como o cérebro de uma criança funciona faz toda diferença nas estratégias de ensino”, orientou.
GRATIDÃO
Último a subir ao palco do INOVEDUCA, o fundador da Universidade da Família (UDF) e filho do fundador do Grupo Jacto, Shunji Nishimura (1910-2010), o empresário Jorge Nishimura, agradeceu a participação de todos.
“A palavra é gratidão. A mesma pela qual meu pai buscou retribuir por tudo que recebeu ao país que o acolheu”, afirmou. “E todos somos muito gratos a vocês, educadores, pela missão de cada um. Sejam abençoados. Muito obrigado”.