Brasil começa a testar jornada de trabalho de 4 dias. Quinta vira sexta-feira
Empresas do Brasil começam a testar este ano a jornada de trabalho de 4 dias semanas. É como se a quinta-feira virasse sexta-feira, véspera da folga. Países como Reino Unido, Bélgica, Islândia, Emirados Árabes, entre outros, testaram com sucesso o modelo com aumento na produtividade.
A experiência é uma proposta de uma organização sem fins lucrativos chamada 4 Day Week, que conduz teses globais sobre a carga horária reduzida, e a brasileira Reconnect Happiness at Work.
A Reconnect Happiness at Work está oferecendo informações sobre o programa para qualquer empresa que queira participar aqui no Brasil. Não há pré-requisitos, basta responder a um formulário. A ideia é melhorar a saúde física e mental dos trabalhadores e a saúde financeira das empresas também.
O programa
Este mês estão sendo recebidas as inscrições. Em agosto, começam a ser preparadas as empresas para adotar o modelo, a partir de setembro.
O modelo a ser implementado nas participantes será do tipo 100-80-100: 100% do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade.
Indicadores como estresse da força de trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros e turnover (rotatividade) serão os fatores avaliados ao final do experimento.
A Universidade Boston College, dos Estados Unidos, elaborou a metodologia da iniciativa.
Experiências
Especialistas da Reconnect informam que um dos principais desafios do experimento no Brasil buscam desmistificar a crença de que a produtividade é proporcional ao número de horas trabalhadas.
De acordo com análises iniciais, a semana de quatro dias de trabalho pode trazer ganhos em saúde mental para os trabalhadores.
Onde a semana de 4 dias foi testada
- Emirados Árabes
Desde janeiro de 2022, todos os funcionários de órgãos públicos colaboram com apenas 36 horas semanais, divididas em quatro dias úteis.
- Reino Unido
Cerca de 60 empresas do Reino Unido participaram de um teste com a semana de trabalho de quatro dias durante seis meses.
- Bélgica
Os trabalhadores ganharam o direito de decidir se preferem a jornada de quatro ou cinco dias, com o mesmo salário.
- Islândia
Entre 2015 e 2019, a Islândia realizou o maior piloto do mundo, reduzindo a jornada semanal de trabalho de 40 horas para 35 ou 36 horas, sem corte salarial. Os resultados, com as empresas tendo maior ou igual produtividade, levaram os sindicatos a negociar a jornada de trabalho.
- Suécia
Na Suécia, a semana de trabalho de quatro dias com expediente de 6 horas foi testada em 2015 e teve resultados mistos.
- Espanha
Ainda em fase de testes, sem resultados por enquanto.
Interessados
Os interessados podem se inscrever por meio do site da 4 Day Week para ter acesso à mentoria
FONTE: SÓ NOTICIA BOA