Vereador Dr Nechar conquista 6 mil exames no Mutirão de Oftalmologia para população de Marília
Programa foi criado para zerar a fila de espera por exames foi reivindicação do vereador e médico no começo deste ano
O vereador e ex-deputado federal Sérgio Antonio Nechar, o Dr Nechar (PSB) realizou visita institucional à Clínica Aconchego, unidade de atendimento geral do Hospital Espírita de Marília (HEM), responsável pela realização do Mutirão de Oftalmologia organizado pela Prefeitura de Marília, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde. A instituição concluiu recentemente a primeira etapa do programa, chegando a fazer 6.000 exames nos últimos três meses. Criado para
para zerar a fila de espera por exames desta especialidade, o projeto foi idealizado quando Dr Nechar ainda era secretário municipal de Saúde.
O vereador esteve na Clínica Aconchego acompanhado do secretário municipal de Saúde de Marília, Dr Osvaldo Ferioli Pereira, quando foram recebidos pelo diretor do Hospital Espírita de Marília, Vicente Armentano Júnior e pelo controlador da Clínica Aconchego, Bruno Armentano.
“Tudo começou quando a gente assumiu a Secretaria Municipal da Saúde de Marília, e passamos a identificar a demanda de oftalmologia e ortopedia. Começamos pela oftalmo, com o apoio total da Prefeitura, que liberou para a Saúde tomar essa iniciativa e fazer um chamamento público, em que saiu vencedor a Clínica Aconchego. São seis mil consultas oftalmológicas”, informou o ex-secretário municipal de Saúde e vereador pelo PSB.
O secretário municipal da Saúde de Marília. Dr Ferioli, ressaltou a importância dos mutirões em outras especialidades médicas. “A oftalmologia era um dos principais gargalos que nós observamos quando o Dr. Nechar ainda era o secretário da Saúde, no ano passado. Naquela oportunidade, estava como seu secretário-adjunto. Então, junto com o Dr. Nechar, nós fizemos um trabalho de avaliação e levamos ao prefeito, que aprovou de imediato”, relembrou.
O controlador da Clínica Aconchego (HEM), Bruno Armentano, explicou que a proposta foi de, no primeiro semestre de 2023, realizar triagem dos casos que estavam há anos aguardando uma consulta. “As consultas avaliaram as necessidades e o estágio da doença de cada paciente e isso já foi concluído”, explicou.
O Mutirão de Cataratas
O vereador Dr. Nechar otimizou a reunião para avaliar o andamento do Mutirão para anunciar que agora está buscando condições para se promover na cidade a realização de um mutirão de cirurgias de catarata, por meio de recursos financeiros advindos de Emendas parlamentares. Dr. Nechar já entrou com novo pedido de recursos estaduais e federais para a aquisição de equipamentos. O próximo passo é o levantamento final de quantas cataratas serão necessárias, baseadas na primeira fase do Mutirão de Oftalmologia.
“Nós não sabíamos quantas cataratas precisávamos operar na cidade. E quando você vai pedir um recurso para um secretário do Estado ou para o governador, você precisa comprovar a necessidade. Agora, com os exames temos todas as condições de precisar quantas são exatamente. O Mutirão foi completo, realizava o exame e quem precisa de óculos já sai com a lente, com óculos, e quem precisa de cirurgia está sendo separado, para serem chamados assim que se concretizar o mutirão de cirurgias”, detalhou Dr Nechar.
“Nós já fizemos requerimento na Câmara de Marília, já protocolamos em São Paulo e já recebi uma sinalização de que é possível arrumar o recurso sim”, concluiu o vereador e ex-secretário municipal de Saúde de Marília.