Japão estuda melhorias em aeroporto e portos de ilha distante para facilitar retirada de residentes
O secretário-chefe do Gabinete do Japão afirma que o governo planeja estudar a possibilidade de fazer melhorias em um aeroporto e em portos da localidade de Yonaguni, na ilha de mesmo nome da província de Okinawa, em vista do risco de uma contingência militar em Taiwan.
Matsuno Hirokazu está desde sábado na região da ilha situada no sudoeste do Japão.
O governo estuda meios de proteger a população das Ilhas Nansei na eventualidade de uma contingência do gênero ou de outros casos de emergência.
Matsuno esteve domingo na localidade de Yonaguni e visitou o principal porto da ilha, Sonai. Yonaguni é a localidade japonesa mais próxima de Taiwan.
Antes da visita, ele se reuniu com o prefeito local, Itokazu Kenichi.
O prefeito pediu a Matsuno que ajude a melhorar as condições do aeroporto local e a construir um novo porto para que os residentes possam abandonar rapidamente a ilha em casos de emergência. Além disso, Itokazu pediu assistência na criação de abrigos para a população.
O secretário-chefe do Gabinete ressaltou que a importância de proteger a população vem crescendo à medida que se torna complexo o ambiente de segurança em torno do Japão.
Matsuno acrescentou que o governo japonês quer trabalhar em estreita colaboração com a comunidade local para decidir sobre o plano por considerar um desafio a retirada dos residentes da ilha tão afastada dos grandes centros.
FONTE: NHK PORTUGUÊS