Políticos do PLD pedem adiamento da extinção do cartão de seguro-saúde
Mais políticos do Partido Liberal Democrático (PLD) — a principal legenda governista do Japão — estão pedindo ao governo que reveja a decisão de extinguir o cartão de seguro-saúde atual em 2024, incluindo o prazo da extinção.
O governo pretende integrar o cartão de seguro-saúde à carteira de identificação My Number no segundo semestre de 2024. Mas uma série de problemas com a carteira de identidade vem causando crescente preocupação do público em relação ao plano.
Em discussões sobre o assunto no Parlamento na quarta-feira, o ministro da Transformação Digital, Kono Taro, afirmou que o governo vai explicar detalhadamente a existência de um período de carência de até 12 meses após a extinção do atual cartão de seguro-saúde.
O Partido Democrático Constitucional — principal sigla de oposição — e outras agremiações acusam o governo de tentar impor a transição sem que haja uma compreensão apropriada do público.
Políticos de destaque do PLD também estão pedindo uma revisão. O presidente do Conselho Político do Partido Liberal Democrático, Hagiuda Koichi, enfatizou que o governo não deve seguir em frente apenas para cumprir o prazo.
O secretário-geral do partido na Câmara Alta, Seko Hiroshige, disse que o governo não precisa se obrigar a cumprir o prazo.
O primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, tem dito que medidas para eliminar a incerteza do público serão a principal condição para a extinção total do cartão de seguro-saúde.
FONTE: NHK PORTUGUÊS