EcologiaVariedades

Restaura Natureza: vote nas melhores ações inscritas na olímpiada escolar

As melhores ações de restauração de ecossistemas realizadas por estudantes de todas as regiões brasileiras serão submetidas ao voto do público de 25 de julho a 15 de agosto na final da Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas do WWF-Brasil, organizado pela associação Quero na Escola.

Qualquer pessoa poderá conhecer os 86 grupos finalistas da olimpíada escolar e participar da votação popular da Restaura Natureza, indicando dois favoritos, no site restauranatureza.org.br/votacao-popular. As ações finalistas foram selecionadas pela Comissão Organizadora, que avaliou os 273 projetos submetidos pelos grupos participantes.

“Nessa fase da olimpíada há uma grande mobilização dos estudantes para divulgar as suas ações pela natureza e conseguir votos do público, o que os faz ‘semear’ suas ideias para restaurar os ecossistemas entre pessoas da família, amigos e toda a comunidade. A ação dos estudantes tem o poder de inspirar muita gente”, diz Gabriela Yamaguchi, coordenadora da Restaura Natureza e diretora de Engajamento do WWF-Brasil.

Todos os grupos que enviaram um relato de suas ações nesta segunda edição da olimpíada concorrem em duas categorias que valem prêmios: Comissão Julgadora e Voto Popular. Na categoria Votação Popular, vencem os cinco grupos escolares com mais pontos, o que inclui a soma do número de votos e os pontos dos integrantes na fase online, em que os estudantes responderam os quizzes sobre dez temas formativos como Mudanças Climáticas, Povos Originários, Biodiversidade e a novidade deste ano: Segurança Alimentar.

A 2ª edição da Restaura Natureza teve 9.269 inscritos na fase online, sendo 8.437 estudantes e professores de 275 escolas de todos os estados brasileiros. Nesta edição, 832 pessoas se inscreveram como “visitantes” – inclusive alunos de outros anos do Ensino Fundamental e Médio – e puderam também conhecer os conteúdos didáticos e realizar os quizzes. “Quando falamos em números de participantes, sabemos que o alcance é muito maior: cada ação prática desenvolvida mobilizou colegas de outros anos letivos, amigos, famílias, instituições públicas e privadas – toda a comunidade escolar”, observa Thiago Belote, especialista de conservação e líder de restauração do WWF-Brasil. A estimativa baseada nos relatos dos estudantes é de mais de 60 mil pessoas diretamente engajadas nas ações por todo o Brasil.

As ações de restauração desenvolvidas pelos estudantes e submetidas à olimpíada surpreenderam Cinthia Rodrigues, cofundadora da associação Quero na Escola. “Adolescentes plantaram, semearam, enviaram planos de lei, fizeram campanhas e engajaram comunidades inteiras. O resultado é um mosaico de práticas que emocionam”, diz.

A Restaura Natureza é uma competição colaborativa composta por duas fases simultâneas: a fase online, que convida os estudantes a testarem seus conhecimentos individualmente, e a fase prática, realizada em grupo, em que as crianças e os adolescentes devem desenvolver, acompanhados de um professor responsável, os seus projetos relacionados ao uso de tecnologia, plantio, mudanças na gestão da comunidade, campanhas de engajamento ou qualquer ação criativa que promova a restauração dos ecossistemas.

A Restaura Natureza tem parceria institucional com a Mauricio de Sousa Produções, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os Escoteiros do Brasil, a Mostra Ecofalante de Cinema, a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) e o Criativos da Escola, do Instituto Alana, além de contar com o apoio da marca Bom Ar® da Reckitt Hygiene Comercial, e da Aegea.

Participe da votação popular no site: www.restauranatureza.org.br/votacao-popular. Cada pessoa pode votar uma vez em dois grupos/ações de restauração.

Siga a Restaura Natureza no Instagram e no TikTok.

FONTE: WWF BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *