EcologiaVariedades

Meio ambiente em destaque: confira as ações do voluntariado nas férias de julho

Grupos locais participaram de protestos contra o desmatamento e a favor do clima

As férias de julho são sempre uma oportunidade de descansar, viajar e se divertir. No entanto, para os grupos locais, esse período também se tornou uma chance de fazer a diferença e contribuir para um futuro mais sustentável.

O grupo de Brasília esteve presente na Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ no domingo (09). O evento contou com uma iniciativa incrível para realizar a compensação ambiental através da captura de carbono, sendo a primeira da América Latina. Foram feitos plantios de árvores do Cerrado, certificando assim a Parada do Orgulho como um evento regenerativo.

Fotografia de pessoas voluntárias na parada LGBTQIAPN+
© Grupo de voluntários de Brasília / Greenpeace
Fotografia da parada LGBTQIAPN+ de Brasília
© Grupo de voluntários de Brasília / Greenpeace

Eles e elas também marcaram presença no Ato pelo Clima, no dia 21 de junho, em defesa do meio ambiente contra o desmonte socioambiental iniciado pela tese do Marco Temporal. O protesto visou combater medidas que enfraquecem a legislação e as políticas de combate ao desmatamento, demarcação das Terras Indígenas e atuação dos Ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas. A mobilização reforçou a importância da conscientização e da proteção ambiental para um futuro melhor.

Voluntários em mobilização a favor do meio ambiente
© Grupo de voluntários de Brasília / Greenpeace
Voluntários em mobilização a favor do meio ambiente
© Grupo de voluntários de Brasília / Greenpeace

Na segunda-feira (10), os voluntários e voluntárias de Manaus realizaram um ato na Prefeitura, solicitando ao prefeito o veto ao PL 582/21, que permitiria o desmatamento da Área de Proteção Ambiental (APA) Floresta Manaós para a construção de um posto de gasolina. Os ativistas foram recebidos pelo ouvidor municipal e ouvidor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que demonstraram apoio ao veto. O progresso alcançado foi resultado do apoio da população e dos coletivos parceiros da campanha “Salve a Floresta Manaós”.

Fotografia de pessoas voluntárias em mobilização.
© Schaydson Souza / Greenpeace
Fotografia de pessoas voluntárias em mobilização.
© Schaydson Souza / Greenpeace

Na quarta-feira (12), o grupo compareceu à Câmara Municipal de Manaus para discutir a importância da APA Floresta Manaós e, no dia seguinte, receberam a resposta da luta: o prefeito vetou o Projeto de Lei 582/21. Parabéns ao time pela mobilização e pela vitória incrível!

Fotografia de pessoas voluntárias, ao ar livre em frente à Câmara Municipal de Manaus.
© Grupo de voluntários de Manaus / Greenpeace
Fotografia de pessoas na Câmara Municipal de Manaus.
© Grupo de voluntários de Manaus / Greenpeace

No sábado (15), a galera de Manaus se reuniu para um encontro com os especialistas do Greenpeace Brasil. Discutiram com a Ariene Susui, da área de Povos Indígenas, sobre o Marco Temporal e com Danicley Aguiar sobre garimpo e desmatamento. Segundo o grupo, foi uma tarde enriquecedora de aprendizado com especialistas sobre esses temas, proporcionando uma maior compreensão das questões ambientais relevantes.

Fotografia de pessoas voluntárias
© Grupo de voluntários de Manaus / Greenpeace
Pessoas voluntárias sentadas ao redor de mesa, em uma conversa.
© Beatriz Campelo / Greenpeace

O grupo do Vale do Itajaí promoveu um cine debate em Blumenau com o tema voltado aos rios. Durante o evento, foi exibido o documentário “Blumenau(ta): a Cidade Começa no Rio”, que contou a história da cidade a partir do Rio Itajaí-Açu e relatou parte da trajetória do Clube Náutico América. A iniciativa visou conscientizar a comunidade sobre a importância dos rios na história e no desenvolvimento da região.

Voluntários em ação de cine debate
© Grupo de voluntários do Vale do Itajaí / Greenpeace
Fotografia da projeção do filme
© Grupo de voluntários do Vale do Itajaí / Greenpeace

No dia 27 de junho o grupo de João Pessoa realizou uma palestra sobre a crise climática na empresa de energia Engeselt. Durante a atividade, foram abordadas questões relevantes que comprovam a realidade dos eventos extremos, incluindo desmatamento e queimadas. Foram destacados os impactos desse desequilíbrio no cotidiano, desde regiões sertanejas com desertificação até grandes capitais enfrentando enchentes e ondas de calor cada vez mais agravantes ao longo dos anos.

Ilustração que mostra a ação de educação ambiental.
© Grupo de voluntários de João Pessoa / Greenpeace
Ilustração que mostra a ação de educação ambiental.
© Grupo de voluntários de João Pessoa / Greenpeace

No último sábado (22), em Recife, o voluntariado realizou sua reunião mensal para discutir e planejar os projetos a serem desenvolvidos nos próximos meses:

Fotografia de voluntários de Recife
© Grupo de voluntários de Recife / Greenpeace
Divisória Projeto Escola

Mesmo durante as férias, o Projeto Escola continuou a todo vapor, atendendo às instituições que o solicitaram; vem ver!

Na quinta-feira (06), o grupo de Belém levou o Projeto Escola para a Colônia de Férias do Espaço Cultural Nossa Biblioteca. Os ativistas realizaram atividades educativas sobre preservação ambiental, simulação lúdica de cirurgia em Animais Silvestres, valorização da Amazônia, cuidados com o lixo, convívio responsável com o meio ambiente, além de abordar questões sobre clima e ciência.

Fotografia de voluntária
© Grupo de voluntários de Belém / Greenpeace
Fotografia de voluntário em ação do Projeto Escola
© Grupo de voluntários de Belém / Greenpeace

O voluntário Valdeci C. de Souza, do grupo de Porto Alegre, ministrou diversas palestras, incluindo uma online sobre crise climática na EEEFM José Cupertino e outra presencial sobre o mesmo tema para alunos do sétimo ano na EMEF Duque de Caxias do Sul, em Canoas. Além disso, ele esteve presente na escola EMEF Gabriel Obino, no Rio Grande do Sul, abordando temas como a importância da água, saneamento básico, preservação ambiental, racismo ambiental e lixo plástico para estudantes de diferentes turmas e idades.

Fotografia do Projeto Escola
© Grupo de voluntários de Porto Alegre / Greenpeace
Fotografia do Projeto Escola
© Grupo de voluntários de Porto Alegre / Greenpeace

Neste mês, os grupos locais dedicaram-se a explorar novas receitas para a Segunda Sem Carne. Faça escolhas sustentáveis, experimente refeições vegetarianas deliciosas e contribua para o meio ambiente. Junte-se ao movimento, adotando uma alimentação mais leve e nutritiva. Clique aqui para acessar a receita do pãozinho de inhame sem glúten de Belo Horizonte ou confira a receita do doce de leite vegano de João Pessoa neste link.

Ilustração da receita de pãozinho de inhame
© Grupo de voluntários de Belo Horizonte / Greenpeace
Ilustração da receita de doce de leite vegano.
© Grupo de voluntários de João Pessoa / Greenpeace

As iniciativas e a paixão do voluntariado nos mostram que cada um de nós tem o poder de ser parte da solução. Ao seguir o exemplo deles e delas, podemos criar um mundo mais sustentável, onde o cuidado com a natureza é uma prioridade. Estamos ansiosos para te receber de braços abertos no Conexão Verde, nossa plataforma oficial de voluntariado, para fazermos a diferença juntos e juntas. Até lá! 🌿🤝

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *