Janela Para o JapãoNotícias

Cidades oferecem abrigos para pessoas se refrescarem diante do calor sufocante

 O calor estão tão sufocante e perigoso que várias cidades estão criando refúgios, locais com ar-condicionado para residentes exaustos, publicou o Asahi. 

São instalações identificadas como “cooling shelter” (クーリングシェルター, que pode ser traduzido como abrigo refrescante). 

Os locais são encontrados em espaços públicos e privados. Em alguns casos, esses abrigos refrescantes compreendem apenas um conjunto de cadeiras dentro de uma loja.

Um funcionário da prefeitura da cidade de Tottori disse que significa muito fazer com que os moradores aprendam a importância da prevenção da insolação, estabelecendo esses abrigos.

Um desses abrigos está na unidade Tachibana, da cadeia de farmácias Ringo Yakkyoku, no distrito Sumida, em Tóquio.

O local já recebeu pessoas que precisaram ficar ali por menos cinco minutos para se refrescar. 

A drogaria é uma das 31 farmácias do distrito designadas como abrigo refrescante.

As pessoas poderão entrar e descansar, sem serem obrigados a fazer compras. No local, no entanto, há chá de cevada ou solução de reidratação oral, assim como balas de sal e itens de prevenção de insolação, como toalhas refrescantes.

Se for o caso, as pessoas poderão também pedir orientação médica caso não estejam se sentindo bem. 

Na cidade de Gamagori, na província de Aichi, onde pelo menos 21 pessoas foram transportadas para hospitais com insolação desde maio, o governo local separou 25 abrigos refrescantes: sede da prefeitura, centros infantis, bibliotecas e museus.

As autoridades da cidade incentivam as pessoas a usar os abrigos por meio de placas e no aplicativo de mensagens Line.

A prefeitura de Shimada, na província de Shizuoka, também abriu 17 abrigos. Além da sede da prefeitura, onde há um banco, estão em farmácias, segundo a SBSNews6.

Em 2018, os hospitais da província de Osaka atenderam 7.138 pessoas com sintomas de insolação, quase o dobro do ano anterior. E nesse ano os casos estão aumentando. 

O governo de Osaka já havia inaugurado abrigos refrescantes em 2020. Neste ano de 2023, cerca de 360 locais estão disponíveis em farmácias, lojas de celulares e outros locais.

A ideia dos abrigos tem um prazo para vigorar: até setembro. 

FONTE : ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *