Calor escaldante continua a atingir amplas áreas no Japão
Um calor escaldante continua atingindo amplas regiões do Japão. Autoridades meteorológicas pedem às pessoas que tomem cuidado redobrado para evitar insolação.
A Agência de Meteorologia do Japão afirma que um sistema de alta pressão deve pairar sobre grande parte do país na sexta-feira. É provável que o tempo ensolarado eleve as temperaturas.
Prevê-se máximas diurnas de 38 graus Celsius para as cidades de Saitama, Saga, Toyama e Tottori. É provável que os termômetros cheguem a 37 graus no centro de Tóquio, Fukuoka, Kyoto, Maebashi e Fukui.
Funcionários da Agência de Meteorologia e do Ministério do Meio Ambiente alertam que o risco de indisposições relacionadas ao calor é extremamente alto. Foram emitidos alertas de insolação para boa parte do país.
A previsão é de que o calor intenso continue até o domingo, no oeste do Japão, e até a quinta-feira, nas partes leste e norte do país.
Um número crescente de pessoas têm sido acometidas por insolação. Alguns casos foram fatais.
Autoridades pedem que as pessoas evitem passeios não essenciais, usem aparelho de ar-condicionado adequadamente e se mantenham hidratadas.
Na província mais setentrional do país, Hokkaido, uma frente de chuva está despejando precipitações torrenciais, principalmente no norte.
A previsão é de que a frente se mova para o sul sobre Hokkaido até domingo, trazendo fortes chuvas intermitentes com trovões para áreas ao longo da costa do Mar do Japão. A precipitação total nessas áreas até domingo pode exceder a média de todo o mês de agosto.
Algumas partes de Hokkaido podem ser atingidas por até 100 milímetros de chuva no período de 24 horas até a manhã de sábado.
Autoridades meteorológicas pedem que a população fique atenta a deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas e transbordamento de rios.
FONTE: NHK PORTUGUÊS