Forte tempestade tropical Khanun segue para o norte, nas proximidades da região de Kyushu
A forte tempestade tropical Khanun está avançando para o norte, causando fortes ventos e chuvas nas províncias de Kagoshima e Kumamoto, no sudoeste do Japão.
A previsão é que, até quinta-feira, a tempestade se mova ainda mais para o norte sobrevoando as águas da região de Kyushu.
A Agência de Meteorologia do Japão diz que o tufão Khanun estava se movendo para o noroeste a uma velocidade de 10 quilômetros por hora, levando ventos de até 108 quilômetros por hora.
O avanço relativamente lento do Khanun fez com que as nuvens pairassem, causando fortes precipitações.
Alertas de deslizamentos de terra foram emitidos em algumas áreas nas províncias de Miyazaki e Kagoshima.
Faixas de nuvens de fortes chuvas podem se desenvolver na região de Amami até quarta-feira à tarde, e em Kyushu, até quinta-feira de manhã.
Chuvas sem precedentes podem ocorrer no lado do Pacífico, no oeste e leste do Japão, até por volta de sexta-feira.
No período de 24 horas até quinta-feira de manhã, são previstos até 300 milímetros de chuvas no sul e no norte de Kyushu, bem como na região de Shikoku, 250 milímetros em Tokai, 200 milímetros em Amami, 180 milímetros em Kinki e 120 milímetros em Chugoku.
As autoridades meteorológicas estão alertando a população para os perigos de deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas, transbordamento de rios, ventos violentos e ondas altas.
Ao mesmo tempo, os meteorologistas dizem que a tempestade tropical Lan deverá se aproximar das ilhas japonesas Ogasawara, no Oceano Pacífico, a partir de quinta-feira a sábado. A tempestade poderá chegar perto das Ilhas Izu.
FONTE; NHK PORTUGUÊS