Feriado de Obon começa com congestionamento de 40 km nas expressas
Os congestionamentos em rodovias expressas neste início de feriado de Obon já chegam a 40 quilômetros. Muitas pessoas estão viajando para suas cidades natais ou pontos turísticos, aproveitando o período livre de restrições da pandemia de coronavírus, noticiou a NHK.
Ao mesmo tempo, a aproximação do tufão n.º 7 coloca em risco o feriado, com a possibilidade de suspensão e restrições de tráfego. As operadoras das expressas pedem que os motoristas se mantenham informados sobre a possibilidade de fechamento das vias.
A Japan Railway informou que nesta sexta-feira os trens do Tokaido Shinkansen estão com os assentos reservados quase que lotados nas partidas de Tóquio. Já os assentos no Tohoku Shinkansen “Hayabusa” e Akita Shinkansen estão quase cheios durante todo o dia.
As companhias aéreas informaram que os voos domésticos atingiram o pico nesta sexta-feira, e a queles com partidas de Haneda e Osaka estão quase cheios durante todo o dia.
As reservas durante este feriado de Obon em comparação com o período antes da pandemia chegam a 93% nas linhas de shinkansen e 94% nos voos domésticos.
NARITA
O saguão de embarque do aeroporto de Narita já estava lotado na manhã de quinta-feira (10), segundo o Yomiuri.
A Narita International Airport Corp. espera que o número de pessoas partindo de quinta-feira até 20 de agosto seja de cerca de 407.200, aproximadamente quatro vezes mais do que no mesmo período do ano passado.
No entanto, como o iene mais fraco e custos de combustível mais altos mantêm as despesas de viagem altas, o número de viajantes ficou um pouco abaixo de 70% do que era em 2019.
VIAS EXPRESSAS
No início desta manhã, as linhas de saída das vias expressas já estão com congestionamentos: 41 quilômetros na via expressa Chuo, nas proximidades do trevo Sagamiko, na província de Kanagawa; 35 quilômetros na Tomei, começando perto do Trevo Hadano-Nakai, em Kanagawa; e 22 quilômetros na Kan-Etsu, na área de serviço de Takasaka, na província de Saitama.
Diante da aproximação do tufão nº 7, a Japan Railway informou que poderá suspender a operação do Tokaido Shinkansen por um período entre os dias 13 e 16. A JR East deverá fazer o mesmo ou reduzir os carros nas linhas Tohoku, Akita, Yamagata, Joetsu e Hokuriku Shinkansen.
A Central Nippon Expressway informou que também poderá restringir o tráfego nas rodovias no período de 13 a 16 de agosto.
FONTE : ALTERNATIVA ON LINE