Líder da ONU preocupado com saúde e segurança do líder detido no Níger
O secretário-geral das Nações Unidas disse estar muito preocupado com as “condições de vida deploráveis” em que vivem o presidente do Níger, Mohamed Bazoum, e sua família.
Uma nota publicada pelo porta-voz de António Guterres, em Nova Iorque, informa que o líder nigerino e seus parentes continuam detidos arbitrariamente por membros da Guarda Presidencial.
Libertação imediata e incondicional
A saúde e segurança de Bazoum e sua família são outra inquietação do secretário-geral, duas semanas após a junta militar ter tomado o poder pela força. Ele pediu novamente a libertação imediata e incondicional do chefe de Estado nigerino e sua reintegração no posto.
O pronunciamento segue-se a relatos de que o presidente e sua família estariam vivendo sem eletricidade, água, comida ou remédios.
Agências de notícias informaram que na quarta-feira foi adiada uma missão dos enviados da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental, Cedeao, da União Africana e da ONU. O argumento da junta é que ainda não era o momento certo para o encontro.
Guterres disse estar apreensivo com os constantes relatos sobre a prisão de vários membros do governo.
Obrigações internacionais de direitos humanos
O líder das Nações Unidas pediu urgência na libertação incondicional e no cumprimento rigoroso das obrigações internacionais de direitos humanos do Níger.
Ainda de acordo com informações de agências, nesta quinta-feira os militares teriam anunciado a formação de um novo governo e sua composição.
FONTE:ONU NEWS