Janela Para o JapãoNotícias

Iene cai para 146 em relação ao dólar e mercado aguarda provável intervenção

 O iene caiu para a faixa de 146 por dólar americano no mercado de câmbio de Nova York, nos Estados Unidos, na quarta-feira (16), noticiou a NHK. 

O valor é o mais baixo do que quando a moeda atingiu 145,90 em setembro do ano passado, o que levou o governo do Japão e o Banco do Japão a intervir na venda de dólares e compra de ienes pela primeira vez em 24 anos. 

Fontes ligadas a investidores disseram que há a expectativa de que o governo e o banco central japonês voltem a intervir para impedir uma queda maior do iene. 

O ministro das Finanças do Japão, Shunichi Suzuki, disse que as autoridades estão monitorando de perto o mercado de câmbio.

Há analistas que dizem que a economia japonesa se beneficia mais da desvalorização do iene.

Mas observaram que a situação agora é diferente da ocorrida no outono de 2022, porque o consumo interno de turistas estrangeiros está aumentando e a balança comercial em junho estava no azul.

As flutuações no mercado de câmbio tendem a ser maiores nesta época do ano, já que as negociações são limitadas devido às férias de verão. Isso pode estar fazendo com que o iene enfraqueça ainda mais.

Em outros lugares, o iene subiu 0,12%, para 146,14, depois de enfraquecer para 146,56 por dólar, seu nível mais baixo desde novembro, tendo sofrido pressão renovada como resultado dos diferenciais de taxa de juros entre os EUA e o ambiente de taxas ultrabaixas do Japão, publicou a Reuters. 

O Banco do Japão está “relutante em intervir agora, mas acho que em algum momento chegaremos ao ponto em que, se não for agora, definitivamente será quando chegar aos 150”, disse Kathy Lien, editora-chefe do 60 Second Investor.

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *