Previsão é de calor extremo em amplas áreas do Japão na sexta-feira
Calor extremo está previsto em todo o Japão novamente na sexta-feira (18), com temperaturas diurnas provavelmente ultrapassando os 35 graus Celsius em diversas localidades.
A Agência de Meteorologia do Japão afirma que ar úmido e quente que flui do Sul aumentará as temperaturas em áreas de oeste a norte do Japão.
Autoridades dizem que Shikoku e partes do sul de Kyushu estão sendo atingidas por fortes chuvas devido a um sistema de baixa pressão, ao passo que um sistema de alta pressão está trazendo tempo ensolarado ou nublado para o leste e norte do Japão.
Uma máxima diurna de 37 graus está prevista para as cidades de Kofu, Maebashi e Kumagaya, e 36 graus no centro de Tóquio e nas cidades de Nagano e Fukushima. É provável que os termômetros cheguem a 35 graus nas cidades de Hita, Tottori, Yokohama e Yamagata.
Autoridades dizem que o risco de insolação será extremamente alto e emitiram alertas para 16 províncias do país.
A contínua onda de calor tem causado mortes e indisposições devido à insolação em todo o país. As autoridades aconselham a população a ajustar adequadamente a temperatura ambiente, por exemplo, fazendo uso de aparelhos de ar-condicionado, e a tomar líquidos com frequência, mesmo que não esteja com sede.
FONTE: NHK PORTUGUÊS