Índice de desaprovação do governo de Kishida atinge 50% pela 1ª vez desde dezembro
Nova pesquisa de opinião mostrou que o índice de aprovação do gabinete do primeiro-ministro Fumio Kishida permanece baixo, em 33,6%, enquanto o índice de desaprovação atingiu 50% pela primeira vez desde dezembro, mostrou uma pesquisa da Kyodo News neste domingo (20).
O levantamento feito pela agência mostrou que 79,8% dos entrevistados duvidam da liderança de Kishida em lidar com as preocupações sobre o “My Number”, diante dos muitos erros encontrados no controle do cartão de identificação.
Outros 88% se mostraram preocupados com o dano econômico potencial decorrente de um plano do governo de descarregar no mar a água radioativa tratada do complexo nuclear de Fukushima Daiichi, atingido pelo desastre de 2011.
Neste domingo, Kishida esteve na usina visando a reunião ministerial a ser realizada na terça-feira (22) para definir a data do início da liberação da água armazenada na instalação desde o acidente nuclear provocado pelo tsunami há 12 anos.
A medida, apesar de aprovada por especialistas de um organismo internacional, tem a oposição de pescadores e países vizinhos.
Essa água contaminada foi gerada no processo de resfriamento do combustível derretido do reator na usina de Fukushima Daiichi desde que foi devastada em 2011.
A água vem sendo mantida em tanques depois de passar por um sistema de processamento de líquidos que remove a maioria dos radionuclídeos, exceto o trítio, mas os recipientes de armazenamento estão chegando à capacidade máxima.
O trítio é conhecido por ser menos prejudicial do que outros materiais radioativos, como o césio e o estrôncio.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE