Governo do Japão anuncia data de liberação da água tratada de Fukushima 1
O governo japonês afirma que a água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima 1 será lançada no oceano a partir de quinta-feira, 24 de agosto.
O governo realizou uma reunião de ministros relevantes na manhã de terça-feira para discutir seu plano de liberar a água da usina danificada para o mar.
A reunião contou com a presença do primeiro-ministro Kishida Fumio, do ministro da Economia, Comércio e Indústria Nishimura Yasutoshi, do ministro da Reconstrução Watanabe Hiromichi e outros.
Após a reunião, Kishida disse que a água tratada e diluída da usina de Fukushima 1 será lançada no oceano já na quinta-feira, 24 de agosto.
A Agência Internacional de Energia Atômica emitiu um relatório no mês passado afirmando que o plano do Japão é consistente com os padrões internacionais de segurança.
Com base no relatório, o governo japonês continuou fornecendo informações sobre seu plano para a indústria pesqueira no Japão e no exterior, enquanto considerava quando começar a despejar a água.
A água usada para resfriar o combustível derretido na usina nuclear se mistura com a chuva e as águas subterrâneas. A água acumulada é tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio.
O governo japonês planeja diluir a água tratada para reduzir os níveis de trítio para cerca de um sétimo das diretrizes da Organização Mundial da Saúde para a qualidade da água potável antes de lançá-la no mar.
FONTE: NHK PORTUGUÊS