JAPÃO: Polícia diz que roubo de carros está aumentando no país
A polícia do Japão informou que de janeiro a junho deste ano foram registrados 2.948 roubos de carros. A seguir nesse ritmo até dezembro, o total ultrapassará o valor registrado em 2022, que foi de 5.734 veículos levados por ladrões. No ano passado houve um aumento de 552 casos em relação ao período anterior, marcando o primeiro aumento em nove anos. A província de Aichi, onde a indústria automobilística está concentrada, teve o maior número, com 884 casos, publicou a Jiji Press.
Com base nas estatísticas, a polícia informa que o roubo de carros está aumentando. Os veículos roubados têm seus números de identificação impressos no chassi alterados e são revendidos no mercado interno, ou então são desmontados e exportados ilegalmente.
No mês de julho do ano passado, a polícia de Aichi prendeu duas pessoas que trabalham com a revenda de automóveis sob a acusação de fraude, por terem substituído os números de chassi e passado na inspeção veicular.
A prática da dupla só foi descoberta após substituírem números de chassis de carros que haviam sofrido graves acidentes e tiveram seu registro temporariamente cancelado.
Esses números eram então transferidos para carros roubados do mesmo modelo, que eram então registrados como anteriormente cancelados, passando pela inspeção e sendo revendidos com documentação regular.
Em julho deste ano a polícia prendeu um turco sob a suspeita de envolvimento em crimes semelhantes.
A Agência Nacional de Polícia informou que o roubo de carros em todo o país estava em declínio após atingir o pico de 64.223 em 2003.
Até o final de junho deste ano, o total de casos resolvidos foi de 992, representando apenas 33,6% dos roubos registrados. Isso significa que muitos carros roubados não são recuperados por seus proprietários.
A polícia de Aichi informou que muitos dos carros roubados são levados para locais cercados por muros altos, onde são desmontados e suas peças são vendidas ilegalmente ou, às vezes, exportados.
Um profissional que trabalha com desmontagem de carros na província de Aichi disse que “se os números de chassis forem alterados de forma hábil, a ponto de não se perceberem os traços de solda, até mesmo um profissional pode não perceber”.
Ele também aconselha a ter um cuidado especial ao comprar carros usados de particulares e alerta que “é melhor ter um cuidado ainda maior com carros usados que estão significativamente abaixo do preço de mercado”.
FONTE; ALTERNATIVA ON LINE