Japão define data para liberação de água tratada da usina nuclear Fukushima 1
O governo do Japão definiu quando começará a liberar a água tratada e diluída da usina nuclear Fukushima 1 no mar. O plano passa a ser colocado em prática já na quinta-feira.
Anúncio nesse sentido foi feito pelo primeiro-ministro Kishida Fumio durante uma reunião com membros do Gabinete, na terça-feira.
Ele disse: “A liberação está prevista para quinta-feira, desde que as condições climáticas e do mar não causem problemas. Assumiremos a responsabilidade até que a liberação da água tratada seja concluída, não importa quanto tempo leve, nas próximas décadas.“
O plano teve uma recepção mista em Fukushima. Um morador disse: “É difícil se sentir seguro, do ponto de vista emocional”.
Já outro morador disse: “A água continuará se acumulando. Temos que lidar com isso de alguma forma. Então, se os padrões de segurança forem sólidos e não houver risco, acho que não temos escolha.”
Membros da indústria pesqueira local dizem que estão preocupados com o impacto da liberação. O comerciante de peixes Suzuki Kouji declarou: “Não sei o que fazer. Acredito que haverá danos à reputação. Então, acho que temos que descobrir o quanto podemos reduzir seu impacto. “
A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco), operadora de Fukushima 1, prometeu assumir a responsabilidade pelos impactos causados pela liberação.
O presidente da Tepco, Kobayakawa Tomoaki, afirmou: “Tomaremos medidas completas para lidar com rumores prejudiciais, mais do que qualquer outra coisa. Independentemente disso, no caso de danos à reputação, garantiremos que indenizações serão pagas rapidamente.”
FONTE: NHK PORTUGUÊS