Pescadores e moradores planejam ação judicial para impedir liberação de água
Pescadores e moradores da província de Fukushima informaram que entrarão com uma ação judicial no dia 8 de setembro para exigir que a Tokyo Electric Power Co. (TEPCO) e o governo parem de liberar água radioativa tratada no oceano, publicou o jornal Asahi.
O processo será aberto no Tribunal Distrital de Fukushima, contando com cerca de 100 pessoas como demandantes, afirmaram os advogados dos interessados em entrevista coletiva na quarta-feira (23).
Um dos advogados, Hiroyuki Kawai, disse: “O governo e a TEPCO estão tentando aplicar o dobro dos danos aos demandantes, já tendo sido grosseiramente negligentes em causar (o triplo colapso na usina nuclear número 1 de Fukushima) e agora com a descarga de água no oceano.”
O governo tem afirmado que a água contaminada por elementos radioativos na usina está sendo tratada antes de ser liberada, e afirma que a água atende aos padrões de segurança.
Os advogados, porém, devem argumentar que a segurança do plano de descarga de água não foi garantida. Além disso, devem se basear também em um documento de 2015, apresentado pelo governo e pela TEPCO à associação de pesca da província de Fukushima, no qual constava que a descarga de água tratada não começaria sem o entendimento das partes relevantes.
Os pescadores de Fukushima enfrentam a perspectiva de não conseguirem vender as suas capturas após o início da descarga de água, e os residentes locais temem que o consumo de marisco possa afetar a sua saúde, disseram os advogados.
Ao mesmo tempo que apelam à TEPCO para suspender a descarga de água, os demandantes pedirão ao tribunal que rescinda a aprovação dada pela Autoridade de Regulação Nuclear em maio e julho para permitir o prosseguimento do projeto.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE