África adota compromisso de ação coletiva para responder desafios do clima
A 19.ª sessão ordinária da Conferência Ministerial Africana sobre o Ambiente, Amcen, destacou o compromisso de ação coletiva e colaboração na resposta aos desafios ambientais do continente.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, acolheu o evento durante a semana passada em Adis Abeba.
Reforço de Cooperação
Na capital etíope, os representantes de 51 países africanos, parceiros e partes interessadas abordaram estratégias e harmonização de esforços ante as oportunidades emergentes. Outra meta foi reforçar a cooperação regional para o desenvolvimento sustentável.
Jose Manuel Moya
A mudança climática tornou a vida das mulheres agricultoras mais difícil nos últimos anos
A conferência culminou com a Declaração de Adis Abeba, onde os Estados-membros da União Africana prometem continuar a abordar e a encontrar soluções aos desafios ambientais do continente. Uma das vias é fazendo avançar as agendas de desenvolvimento sustentável em nível global e as metas da região.
O documento convida as autoridades nacionais a garantirem um financiamento sustentável aos Fundos Fiduciário da Conferência Ministerial e ao Programa da ONU.
Cimeira do Clima
Outras apostas são a criação de mecanismos de execução das decisões da conferência e o reforço do papel do fórum para o avanço das políticas e ações ambientais coletivas.
A vice-diretora-executiva do Pnuma, Elizabeth Mrema, apelou a participação ativa das nações africanas nas reuniões globais para defender as perspectivas e prioridades do continente. Um dos próximos eventos sore o tema será a Sessão da Assembleia Geral da ONU sore o Meio Ambiente.
Elizabeth Mrema incentiva os delegados a desenvolverem resoluções que guiem a agenda ambiental de África no próximo ciclo do programa de trabalho do Pnuma.
Em setembro, o Quénia e a União Africana realizam a Cimeira do Clima em África, em Nairobi. O pedido aos países africanos é que atuem com a Comissão Africana e o país anfitrião para o sucesso do evento.
Outubro acolherá a Cimeira das Três Bacias, Amazónia-Bornéu-Mekong e Sudeste Asiático-Congo em Brazzaville. O tema defende o aproveitamento de oportunidades e reforço da colaboração africana para abordar questões ambientais.
FONTE: ONU NEWS