Japão e FAO lançam projeto de irrigação usando método desenvolvido por médico japonês
O Japão e uma agência das Nações Unidas planejam cooperar na promoção da agricultura no Afeganistão usando o método de irrigação desenvolvido pelo falecido médico japonês Nakamura Tetsu.
O Afeganistão vem sofrendo com uma grave escassez de alimentos, já que uma seca prolongada afetou as colheitas. Em 2021, o Talibã recuperou o poder no país.
A Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), lançarão um novo projeto para ajudar o Afeganistão a aumentar a produção de alimentos com ajuda financeira concedida pelo governo japonês.
Em uma cerimônia de assinatura na capital Cabul na segunda-feira, o embaixador japonês no Afeganistão, Okada Takashi, e um representante da FAO assinaram os documentos.
Okada disse: “O Japão continuará apoiando os afegãos a se ajudarem para que possam reconstruir seus meios de subsistência”.
O novo projeto visa promover o método de irrigação criado pelo Dr. Nakamura, que foi morto a tiros no Afeganistão em 2019. Ele se dedicou a melhorar a vida do povo afegão.
Como chefe local da ONG japonesa Peshawar-kai, Nakamura trabalhou em projetos de regeneração de terras agrícolas, incluindo a construção de sistemas de irrigação, no Afeganistão por muitos anos.
Seu método torna mais fácil para a população local manter e operar as instalações de irrigação. Membros da Peshawar-kai ajudarão a reformar as instalações e treinar a população local na província oriental de Kunar.
Espera-se que o projeto melhore os meios de subsistência de cerca de 12.000 pessoas na província.
FONTE: NHK PORTUGUÊS