Toyota retoma produção em 12 fábricas no Japão após falha em sistema
A Toyota Motor retomou nesta quarta-feira (30) as operações em 12 de suas 14 fábricas de montagem de veículos no Japão, que haviam sido paralisadas no dia anterior devido a um problema no sistema que afetou o processamento de pedidos de peças, informaram a emissora NHK e o jornal Sankei.
As duas fábricas restantes, localizadas em Quioto e Fukuoka, planejam reiniciar a produção na noite desta quarta-feira.
Sistema alternativo
Embora o sistema ainda não tenha sido completamente restaurado, a Toyota implementou um modo de operação alternativo para lidar com a situação e está investigando a causa do problema.
Na fábrica de Motomachi, em Toyota (Aichi), muitos funcionários foram vistos chegando para trabalhar na manhã desta quarta-feira. Um empregado disse que já sabia que haveria trabalho hoje e que deseja continuar com suas tarefas normalmente.
O sistema afetado é crucial para a encomenda de quase todas as partes dos veículos, incluindo motores e transmissões, e conecta a Toyota aos seus fornecedores.
O problema começou na segunda-feira (28), tornando impossível a aquisição de peças e levando à paralisação de todas as fábricas de montagem no Japão na terça-feira.
Toyota nega ataque cibernético
Até o momento, a Toyota nega a possibilidade de o incidente ser resultado de um ataque cibernético.
Em março de 2022, todas as 14 fábricas da Toyota no Japão também foram paralisadas por um dia devido a um ciberataque a um de seus fornecedores de peças, afetando a produção de cerca de 13.000 veículos.
A produção da Toyota no Japão estava se recuperando após uma série de cortes atribuídos à escassez de semicondutores. A produção aumentou 29% entre janeiro e junho deste ano, o primeiro crescimento desse tipo em dois anos.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE