Kishida promete apoio a pessoas afetadas devido à suspensão das importações de frutos do mar pela China
O primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, visitou um mercado atacadista em Tóquio e prometeu elaborar medidas de apoio para as pessoas afetadas devido à suspensão das importações de produtos pesqueiros japoneses pela China.
A China se opõe fortemente à liberação pelo Japão de água tratada e diluída da danificada usina nuclear Fukushima 1 no mar. Pequim suspendeu todas as importações de produtos marinhos japoneses.
A China tem sido a maior importadora de frutos do mar japoneses. No ano passado, o Japão exportou produtos marinhos no valor de cerca de 595 milhões de dólares.
Na quinta-feira, Kishida visitou o mercado de Toyosu e conversou com comerciantes que exportam frutos do mar.
Eles disseram que empresas e negócios que dependem das exportações foram duramente atingidas, mas que não houve impacto perceptível nas transações domésticas. Os comerciantes pediram ao premiê que tomasse medidas para expandir as vendas para a Europa e os Estados Unidos e promover o consumo doméstico.
Mais tarde, Kishida Fumio declarou a repórteres no escritório do primeiro-ministro que ouviu várias opiniões e prometeu medidas para atender às necessidades de empresas e negócios. Ele acrescentou que o governo vai instar energicamente a suspensão de controles de importações que careçam de base científica.
FONTE: NHK PORTUGUÊS