Governo do Japão considera requisição de ordem judicial para dissolver ex-Igreja da Unificação
O governo do Japão está considerando requerer uma ordem judicial para dissolver o grupo amplamente conhecido como Igreja da Unificação como corporação religiosa. Segundo algumas autoridades, a solicitação para uma ordem de dissolução teria de ser feita até o final de outubro.
Funcionários do ministério da cultura estão investigando práticas de marketing alegadamente duvidosas da organização, além de pedidos de doações de grande porte de seus seguidores.
Os funcionários da pasta exerceram sua autoridade legal para investigar a organização religiosa em sete ocasiões. As autoridades também entrevistaram advogados que estão negociando com o grupo e ex-seguidores.
Segundo a sugestão de alguns funcionários do governo, uma ordem de dissolução deverá ser solicitada até o final de outubro.
Outros alertam sobre a necessidade de examinar cuidadosamente tal solicitação para verificar se ela atende a requisitos legais, já que a liberdade de religião é garantida pela Constituição.
Uma estipulação da Lei de Corporações Religiosas reza que um grupo religioso pode apelar imediatamente de uma ordem judicial de dissolução.
As autoridades estão considerando também obter uma ordem judicial para multar o grupo por não responder adequadamente às suas perguntas.
FONTE: NHK PORTUGUÊS