Setembro Verde chama a atenção para a importância de informar familiares sobre a vontade de ser doador de órgãos
A Santa Casa de Marília mais uma vez adere ao Setembro Verde: mês de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. A Ciht (Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes) do hospital coordena as atividades.
“Com a campanha queremos estimular uma postura proativa dos familiares de potenciais doadores de órgãos, uma vez que somente as famílias dos pacientes podem autorizar a doação. De acordo com a legislação brasileira, não há como garantir efetivamente a vontade do doador, no entanto, observa-se que, na grande maioria dos casos, quando a família tem conhecimento do desejo de doar do parente falecido, esse desejo é respeitado. Desta forma, a informação e o diálogo são absolutamente fundamentais, essenciais e necessários”, comentou a coordenadora da Ciht da Santa Casa de Marília, a enfermeira Marisa Regina Stradioto.
A abertura da campanha acontece às 9h do dia 4 de setembro (segunda-feira), no salão de reuniões, com a presença de representantes da Direção da Santa Casa de Marília. Palestra sobre “Experiência médica no processo de doação de órgãos” será ministrada pelo médico Ruy Yoshiaki Okaji. Os primeiros transplantados de rim e de fígado na Santa Casa de Marília vão contar suas experiências na sequência.
Outros assuntos tratados pela equipe da Ciht serão: “O processo da lista de espera por transplantes” e “Como funciona a doação de órgãos: desde a retirada até o transplante”.
Palestras em escolas e faculdades também deverão acontecer durante o mês de setembro, contando com a presença da equipe da Ciht da Santa Casa de Marília nestes locais para explanações sobre doações de órgãos e tecidos, além de transplantes.
No dia 23 de setembro (sábado), às 9h, na avenida das Esmeraldas (saída da Praça da Emdurb), será realizada a já tradicional “Caminhada pela Vida”. O evento é aberto à população e a organização pede para que as pessoas compareçam com camisetas na cor verde. O percurso irá até as proximidades da Drogaria Nissei, retornando ao ponto de partida
Os prédios da Santa Casa de Marília e do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” estarão iluminados na cor verde neste mês de setembro para chamar a atenção para a importância da campanha. Também vão adotar a mesma prática em apoio à campanha de doação de órgãos o Marília Shopping, o Empório do Sabor e o Laboratório Osvaldo Cruz.
Captação de órgãos e transplantes
A Ciht (Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes) da Santa Casa de Marília conta com equipe multiprofissional capacitada para procedimentos de retirada de órgãos, seguindo a Central de Transplantes coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde.
O hospital é um dos mais tradicionais centros de transplantes renais do interior de São Paulo, sendo que o primeiro procedimento do gênero já foi realizado há mais de 40 anos. Neste ano, a Santa Casa de Marília iniciou os transplantes de fígado, após processo de três anos para o credenciamento junto ao Ministério da Saúde.