Premiê do Japão reforma Gabinete de ministros e se compromete a combater altas dos preços
O primeiro-ministro do Japão estabeleceu metas econômicas e outros objetivos para o Gabinete de ministros que renovou na quarta-feira, tendo por principal prioridade combater o aumento dos preços. Kishida Fumio afirmou que o seu governo tomará medidas ousadas para enfrentar fatores emergentes que vêm agitando a economia global. Entre os fatores citou ascensão do Sul Global e da tecnologia de inteligência artificial.
Em entrevista coletiva, Kishida disse que o Japão está diante de mudanças drásticas e que o país deve transformá-las em novas oportunidades para se fortalecer. Explicou que o seu governo dará suporte à recapacitação de trabalhadores, auxiliará startups e ajudará economias regionais a crescer por meio do uso da tecnologia digital. Além disso, o premiê destacou que o governo vai fomentar novas formas de negócios que usam a tecnologia de descarbonização.
Kishida prometeu incentivo a aumentos salariais sustentados que superem as altas dos preços.
Quanto às políticas externa e de segurança nacional, Kishida declarou que vai promover parcerias com outros países, incluindo os Estados Unidos e a Coreia do Sul. Para tanto pretende usar várias plataformas, como o Grupo dos Sete, com o fim de assegurar a existência de uma ordem global livre e aberta com base no primado do direito internacional.
O primeiro-ministro enfatizou que um grande número de países ao redor do mundo quer que o Japão desempenhe um papel de estabilizador na região do Índico e do Pacífico, em acelerado crescimento. Prometeu esforços contínuos para elevar o status do Japão e demonstrar liderança na promoção da paz e da cooperação entre as nações e contar, assim, com o respeito internacional.
FONTE: NHK PORTUGUÊS