DAE alerta consumidores para que façam o uso consciente da água e evitem o desperdício
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) orienta os consumidores para que façam o uso consciente da água e evitem qualquer desperdício, pois o nível da lagoa de captação do Rio Batalha está diminuindo gradativamente e encontra-se em 3,06m.
A estiagem prolongada, a persistente onda de calor e o aumento no consumo de água devido a elevadas temperaturas são os principais fatores que comprometem o nível da lagoa de captação. Para poupar o Rio Batalha e garantir o abastecimento da população, técnicos da Divisão de Produção e Reservação da autarquia controlam em tempo real a quantidade de água captada e realizam manobras para redirecionar a produção dos poços Jd. Imperial, Shopping, Praça Portugal e Chácaras Cardoso às regiões de maior necessidade.
Nesta época do ano, a disponibilidade de água nos mananciais diminui, e isso exige o consumo consciente por parte da população para evitar a escassez. O presidente do DAE, Leandro Dias Joaquim, conta com a colaboração dos consumidores. “Por enquanto, a lagoa de captação vem conseguindo se recuperar durante a noite, quando consumo e a temperatura diminuem. Mas a população precisa colaborar sempre e economizar água, pois a natureza vem mostrando sinais claros de que estamos no limite do que ela pode nos oferecer ”, alertou.
Nos últimos anos, o DAE investiu mais de R$ 45 milhões em novos poços, reservatórios, implantação de adutoras e nas setorizações, o que garantiu uma produção de mais de 48 bilhões de litros de água em 2022. Em 2017, o Rio Batalha era responsável pelo abastecimento de 36,08% da população do município, já em 2022, esse número caiu para 26,48%.