Banco do Japão defende aumentos salariais para atingir meta de preços no país
O governador do Banco do Japão, Ueda Kazuo, diz que o Japão ainda tem um longo caminho a percorrer para atingir sua meta de aumentos estáveis de preços. Ele ressaltou que aumentos salariais contínuos são cruciais para atingir a meta do Banco do Japão de 2% de inflação.
Ueda falou na segunda-feira sobre a decisão do banco, na semana passada, de manter sua política de forte flexibilização monetária.
A decisão atraiu opiniões contraditórias do círculo empresarial do país.
Alguns apoiam a política, afirmando que muitos anos de flexibilização fortaleceram a economia do Japão. Mas outros dizem que um iene mais fraco e preços mais altos colocaram uma pressão negativa sobre os lucros de empresas menores.
Ueda foi questionado sobre a possibilidade de uma mudança de política. Ele disse que o alcance sustentável da meta de preço ainda não está à vista e destacou o papel dos salários.
Ueda disse que o banco precisa estar convencido de que um ciclo virtuoso entre salários e preços se estabeleceu antes de alterar sua política.
Ele acrescentou que é difícil dizer quando isso acontecerá, mas que, quando acontecer, o Banco do Japão tomará as medidas apropriadas.
FONTE: NHK PORTUGUÊS