EntretenimentoVariedades

Espetáculo Vidas Secas tem apresentação gratuita nesta quinta-feira no Teatro Municipal

“Hoje, Godot não vem!”Além de Vidas Secas a Cia CAravan MAschera realizará também apresentação especial para crianças da Rede Municipal de Educação de peça

Chega a Marília o espetáculo Vidas Secas  apresentado pela companhia ítalo-brasileira, Caravan Maschera. A apresentação acontece na quinta-feira (28), às 20h, no Teatro Municipal e a entrada é gratuita.

A companhia é formada pelos artistas Leonardo Garcia Gonçalves e Rafael Salgado e apresenta uma adaptação inusitada do escritor Graciliano Ramos, fazendo uso de bonecos, máscaras e de uma trilha musical contemporânea e sem palavras.

Na montagem, as palavras de Graciliano Ramos são traduzidas em imagens de bonecos e situações de tensão corporal e musical para fazer com que o espectador se relacione com o tema.

A peça é uma obra imagética que transforma continuamente os signos, os significados e os sentidos do contexto atual e histórico da seca, da angústia e da esperança do sertanejo que transcende os regionalismos geográficos e a temporalidade das épocas. Nessa versão com bonecos, quase não existe texto. A fábula é recontada por meio de 11 bonecos e uma musicalidade instigante que permitem ao público divagar sobre o que vê de modo poético e sensível.

A cia irá realizar também uma apresentação do espetáculo “Hoje, Godot não vem!”, especialmente para crianças da Rede Municipal de Educação, no período da tarde. A peça se passa no deserto e conta a história de duas crianças, acompanhadas de nada a não ser uma árvore solitária, que estão à espera de Godot. Mas, quem ou o que é Godot? Por que esperam Godot? Imagens poéticas, bonecos inspirados em René Magritte e projeções em stop motion sugerem respostas e intuições sobre questões profundas da vida e do ato de tornar-se adulto.

 As apresentações contam com apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa do Programa de Ação Cultural- ProAC e da Secretaria Municipal da Cultura.

Sobre a Cia Caravan Maschera

Giorgia Goldoni nasceu em Modena-Itália, e se formou na Academia de Belas Artes de Bolonha e na Escola Internacional de Teatro de Roma (Lecoq). Sua formação teatral foi dedicada ao estudo da máscara, artes plásticas aplicadas ao teatro, marionetas e imagens, ao teatro e pedagogia da arte. E’ artista plástica e confecciona máscaras e bonecos.

Leonardo Garcia Gonçalves nasceu em São Paulo e vive em Atibaia desde 1995. Ele começou seu treinamento em artes cênicas na Universidade de Campinas UNICAMP  e completou seus estudos na Sorbonne, em Paris. Sua tese de investigação, desenvolvida durante a sua estada na França, foi publicada no livro “A Comédia da arte et les danses populaires brésiliennes”. Sua pesquisa artística explora as semelhanças e diferenças entre as manifestações de cultura popular e o uso da máscara, o teatro de formas animadas, as danças e ritmos populares brasileiros. E’ artista formador convidado no curso de Humor da SP ESCOLA DE TEATRO de São Paulo.

Rafael é ator, bonequeiro e músico. Apresentou-se pela Cia Caravan Maschera em espaços importantes, como o Théâtre Halle-Roblout (Paris), CCBB Belo Horizonte e circulação pelo interior de MG com patrocínio do Instituto Vale Cultural, em diversas unidades do Sesc SP e do Sesi em SP e PR. Sua formação se deu no Centro de Pesquisa da Máscara, Escola Livre de Teatro e SP Escola de Teatro. Como músico, fez a graduação em música pela USC com ênfase em regência e piano e  foi pianista e diretor musical de diversos espetáculos.

Em 2010, Leonardo e Giorgia foram selecionados para participar do projeto europeo Masks on Stage, graças ao qual, entre 2010 e 2011 receberam uma formação profissional internacional, patrocinada pelo Centro de Estudo da comunidade europeia-EACEA. Os participantes (10 no total) viviam em residências artísticas em Itália, França, Alemanha, República Checa para aprofundar os estudos de teatro tradicional e cultura popular do lugar.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *