Primeiro-ministro do Japão instrui compilação de novo pacote econômico
O primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, instruiu aos ministros de seu Gabinete a elaboração de um conjunto de medidas de estímulo econômico até o final de outubro.
Kishida pretende que o pacote lide com o impacto do aumento dos preços e proporcione um crescimento sustentável de salários.
Na terça-feira, durante uma reunião do Gabinete, o premiê disse que o público havia superado a pandemia do coronavírus, mas que estaria agora tendo dificuldade para lidar com preços mais altos.
Ele disse que o aumento das receitas fiscais, um resultado do crescimento, deve ser redistribuído adequadamente ao público.
Ele pediu a utilização de várias ferramentas, como cortes de impostos e alívio dos encargos da previdência social, para a elaboração de um pacote econômico abrangente.
Os ministros devem discutir uma redução maior dos impostos para empresas que oferecerem salários mais altos e explorar a possibilidade de permitir o uso de fundos de reserva da pandemia em medidas para promover aumentos salariais.
A pauta poderá incluir também discussões sobre cortes de impostos para incentivar investimentos no setor nacional de semicondutores e em outros setores estratégicos.
Será considerado também o apoio às famílias, para aliviar o encargo resultante de contas mais altas e outras despesas.
Os ministros e os partidos da coalizão governista vão estudar as medidas. Um orçamento suplementar deverá ser compilado para financiar o pacote de estímulo.
FONTE: NHK PORTUGUÊS