Bigmotor: casos de fraudes em seguros contra acidentes de veículos passam de 17 mil
Investigações revelaram a suspeita de que foram fraudados cerca de 17.000 seguros contra acidentes de veículos, ou mais de 30% das 53.000 reclamações feitas contra a concessionária de carros usados Big Motor Co, publicou a agência Jiji.
A informação foi passada pelas seguradoras Tokio Marine & Nichido Fire Insurance Co., Sompo Japan Insurance Inc., Mitsui Sumitomo Insurance Co. e Aioi Nissay Dowa Insurance Co., que estão investigando um total de cerca de 200.000 reclamações feitas contra a Big Motor.
A suspeita de fraude foi revelada entre o final de agosto e início de setembro.
A proporção de reclamações ultrapassou os 15,1% de um relatório de investigação da Big Motor divulgado em julho.
Em seu relatório, a Big Motor admitiu irregularidades em 1.275 de seus 8.427 casos que envolveram seguros desde novembro do ano passado.
No início de setembro, a Big Motor fechou quatro de suas lojas nas províncias de Aichi, Mie, Kochi e Miyazaki, segundo o jornal Sponichi.
Em agosto, a Big Motor precisou pagar ¥9 bilhões em empréstimos, já que não conseguiu refinanciar sua dívida com bancos credores.
O que a Big Motor fez indevidamente?
A Big Motor admitiu em seu relatório que estava cometendo fraude contra três seguradoras, danificando intencionalmente veículos para aumentar o valor do seguro solicitado.
De acordo com o relatório compilado por um comitê de investigação, durante o reparo de carros, danos foram causados de propósito de várias formas, como quebrar faróis, riscar a lataria com chave de fenda ou lixa ou bater nela com uma bola de golfe inserida em uma meia.
Depois, a Big Motor exigia das seguradoras um valor mais alto para reparar os veículos.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE