Janela Para o JapãoNotícias

Japão inicia discussões sobre financiamento para lidar com queda da taxa de natalidade

O governo do Japão iniciou discussões sobre como garantir financiamento para lidar com a queda da taxa de natalidade do país. Planos para utilizar a previdência social já estão gerando críticas.

Durante uma reunião do Conselho de Estratégia do Futuro da Criança realizada na segunda-feira, o primeiro-ministro Kishida Fumio disse que o governo como um todo vai trabalhar no sentido de fortalecer fundamentalmente as políticas voltadas às crianças e sua criação.

Em junho, o governo adotou uma estratégia pedindo o aumento de benefícios voltados à criação dos filhos e subsídios para licença-maternidade ou paternidade. O governo planeja aumentar esses fundos em etapas e garantir um orçamento no valor de aproximadamente 3,5 trilhões de ienes, ou cerca de 23 bilhões de dólares, dentro de um período de três anos.

O governo pretende arrecadar esses fundos através de reformas em gastos com programas médico-hospitalares e de cuidados com idosos, entre outros de seguridade social. Além disso, espera criar um novo plano de financiamento que empregue fundos de seguridade social, distribuindo os encargos financeiros amplamente entre as partes envolvidas.

As autoridades planejam elaborar um plano de ação até o final do ano.

Os setores de assistência médico-hospitalar e de cuidados com idosos estão se opondo às reformas de gastos. Eles dizem que é difícil restringir ainda mais os gastos, em meio ao aumento do custo de vida. A nova proposta de financiamento também está sendo criticada por oponentes. Eles dizem que tais encargos adicionais poderiam prejudicar o ímpeto do aumento dos salários.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *