Prefeitura de Marília realiza capacitação de agentes para intensificar busca ativa de casos de câncer na atenção primária
Outubro Rosa e Novembro Azul: campanha unificada realizada desde 2022 pelo Município mobiliza e intensifica ações de prevenção, diagnóstico e combate ao câncer e às doenças cardiovasculares nos próximos dois meses
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio das equipes técnicas da saúde da Mulher e da Saúde do Adulto da Secretaria Municipal da Saúde, promove no município pelos próximos dois meses a ‘Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul – Juntos Pela Vida’. Durante esse período cada uma das 54 unidades de saúde (46 ESFs e 8 UBSs) – que oferecem o atendimento primário municipal de saúde à população – estará abordando o tema entre seu público, com orientações, rodas de conversa, entre outras formas de divulgar a necessidade de todos na prevenção, diagnóstico precoce e combate ao câncer e às doenças cardiovasculares.
Para abertura da campanha, na manhã do dia 2 de outubro no auditório da Secretaria Municipal da Saúde, os agentes comunitários da saúde receberam a capacitação do Dr Carlos Alberto Giandon, mastologista da rede municipal e, e também com a Dra Dinah Belém, médica geriatra e clínica geral da equipe técnica da Saúde do Adulto. Todos os agentes comunitários vinculados às unidades de saúde foram convidados para uma capacitação sobre como identificar fatores de risco e realizar busca ativa para rastreamento de câncer, seja de mama, de colo de útero ou de fatores de risco cardiovascular.
A capacitação busca fortalecer e intensificar a rede de cuidado da Saúde, ampliando o acesso dos usuários às unidades. A busca ativa é uma das atividades da Estratégia de Saúde da Família. Ela é uma ação que pode ser realizada por todos os membros da equipe em seu território de referência, tendo o Agente Comunitário de Saúde protagonismo nessa atividade por seu vínculo com esse território.
A busca ativa está diretamente ligada à integralidade, um dos atributos da Atenção Primária à Saúde, pois aproxima as ações e intervenções de saúde à necessidade da população adstrita, da comunidade e do território. Dr Carlos Alberto Giandon destacou a importância do papel da atenção primária na identificação dos fatores de risco, prevenção, rastreamento, diagnóstico precoce, dando ainda orientações sobre tratamentos e as taxas de cura relacionadas ao câncer que mais acomete as mulheres. Ele ainda orientou os agentes a instruírem os pacientes sobre a importância do autoexame e do exame clínico periódico das mamas. “O agente e todos os profissionais da rede municipal tem um papel determinante na busca ativa em mulheres com faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde”, disse.
Já a Dra Dinah Belém, que abordou o tema do Novembro Azul, sobre câncer de próstata, falou da necessidade da rede municipal em incentivar que todos os homens se cuidem. Eles foram orientados sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, destacando que o papel da atenção primária, em oferecer acompanhamento contínuo da população, é a melhor forma de se fazer prevenção. “Fazer um acompanhamento na Unidade de Saúde da Atenção Primária é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados”, concluiu ela.
O secretário municipal da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, que acompanhou a capacitação dos agentes, parabenizou o empenho de todos. “O profissional da Saúde do município, que promove o cuidado primário, a atenção básica da população, acompanhando a vida de seus pacientes, sem dúvida, são determinantes para o sucesso e a eficácia no combate às doenças e na promoção da saúde em geral. Por isso estamos sempre capacitando, atualizando, treinamento e melhorando esse trabalho do dia-a-dia, ajudando a população. O Outubro Rosa e o Novembro Azul acontecem o ano inteiro”, declarou.