Foram suspensos alertas preventivos de tsunami para ilhas e localidades da costa do Pacífico no Japão
A Agência de Meteorologia do Japão suspendeu ao meio-dia desta segunda-feira alertas preventivos de tsunami que havia emitido para as Ilhas Izu, as Ilhas Ogasawara e as províncias de Chiba, Kochi, Miyazaki e Kagoshima.
Funcionários do órgão preveem uma continuidade da atividade sísmica e recomendam à população que se mantenha alerta para o risco de tsunami e terremoto.
A agência havia emitido alertas preventivos de tsunami para as diversas áreas após o registro de tremores na manhã desta segunda-feira.
Às 7h17, um tsunami de até 60 centímetros foi observado em Yaene, na Ilha Hachijojima.
As autoridades advertiram que águas de tsunami poderiam atingir diversas áreas repetidas vezes e aumentar subitamente de altura. Pediram a moradores das áreas que ficassem afastados das margens e da foz de rios.
O órgão informou que, às 5h25, um tremor sacudiu a costa da Ilha Torishima, que integra o grupo de ilhas Izu. Contudo, não foram observados abalos com intensidade 1 ou superior na escala sísmica japonesa, que vai de 0 a 7. A agência disse desconhecer a magnitude do fenômeno.
Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, um funcionário da agência pediu à população de áreas afetadas que não entrasse na água nem se aproximasse da costa até que fossem suspensos os alertas preventivos de tsunami. Explicou que as correntes marítimas permaneceriam rápidas. Ele disse que, embora tenham sido observados tremores, a Agência de Meteorologia ainda não confirmou se foram causados por erupções vulcânicas ou grande abalo no fundo do Oceano Pacífico.
FONTE: NHK PORTUGUÊS