Com muitas atrações para o público, 25º Festival da Primavera acontece sábado, dia 14, com apoio da Prefeitura de Marília e Secretaria Municipal de Cultura de Marília
O Nikkey Marília, com apoio da Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Cultura, realiza no próximo sábado, dia 14 de outubro, a partir das 18 horas, a 25ª edição do Festival da Primavera. O ‘Bon Odori’ é uma tradição da comunidade japonesa aberta ao público de todas as idades, com muitas atrações, como danças, taikô (os tradicionais tambores japoneses) e praça de alimentação com a saborosa culinária japonesa. Com entrada franca, o festival será realizado na avenida Benedito Alves Delfino, nº 2.850, na zona Norte de Marília.
O ‘Bon Odori’ é uma tradicional festividade japonesa que tem a sua origem no budismo. Conforme a tradição budista, o festival celebra as almas dos antepassados, desejando que as mesmas sigam no caminho de luz e encontrem a paz. Também simboliza a gratidão pelo bom trabalho, seja ele representado pela colheita, pesca e até mesmo pelos momentos de lazer, como as brincadeiras infantis. A dança – o ‘Bon Odori’ – ao som dos tambores típicos japoneses (taikô), flautas de bambu (fuê) e o canto do estilo minyo coroam as atividades culturais deste tradicional evento.
A dança consiste em movimentos delicados e simples, com gestos básicos: colher, ceifar, semear, agradecer e festejar. No Brasil, a tradição do Bon Odori difundiu-se através dos imigrantes japoneses que desejavam dar continuidade às tradições de sua terra natal, existindo atualmente diversos grupos praticantes desta verdadeira arte oriental.
Programação
Conforme informações da diretoria do Nikkey de Marília, a 25ª edição do Festival da Primavera terá uma programação repleta de atrações e apresentações culturais com o grupo de taikô Hibiki Wadaiko, Réquios Eisá Taikô, matsuri dance (Bon Odori com movimentos mais rápidos) e muito Bon Odori com participação especial do Gakudan, de Guaimbê, e do grupo Marília Dansu. Outra atração bastante esperada pelo público é a tradicional gastronomia: com pratos típicos como yakisoba, udon, gyudon, pastéis, espetinhos, sorvete frito, karaguê, bubble tea, entre outros. A comissão organizadora está se esmerando na decoração, tudo feito voluntariamente por integrantes de entidades do Nikkey e departamentos. “O Nikkey de Marília convida a todos para confraternizarem nesse evento, que faz parte do calendário municipal de festividades e que tem por objetivo promover a interação de todas as comunidades locais e vizinhas”, informou o cirurgião-dentista Élio Ajeka, presidente do 25º Festival da Primavera do Nikkey Marília.