Sistema bancário é restaurado no Japão após falha ter afetado 5 milhões de transações em dois dias
A Rede Nacional de Pagamentos Bancários, chamada de Zengin Net (全銀ネット), disse na manhã desta quinta-feira (12) que seu sistema voltou a funcionar normalmente após uma falha que começou na terça-feira e durou dois dias.
O problema afetou principalmente 11 bancos, incluindo o Mitsubishi UFJ e Resona, causando incapacidade ou atraso de transações como pagamentos e transferências de dinheiro entre eles e outras instituições financeiras em todo o país.
O Banco Mitsubishi UFJ comunicou nesta quinta-feira que, com a restauração do sistema, as transferências para outros bancos foram retomadas normalmente, segundo a agência de notícias Kyodo.
Esta foi a primeira vez que ocorreu uma falha que afetou os usuários bancários desde o início das operações do sistema em 1973.
O problema começou na manhã de terça-feira devido a um problema com o “computador intermediário” que conecta a Zengin Net e as instituições financeiras.
Segundo a Zengin Net, cerca de 5,06 milhões de transações foram afetadas nesses dois dias.
Na quarta-feira, o Mitsubishi UFJ implementou restrições de tempo para aceitar transferências para outros bancos. Outras instituições interromperam completamente as transações.
Houve também atrasos em pagamentos como subsídios para crianças por algumas prefeituras, além de salários e seguros.
Pedimos desculpas pelos inconvenientes e preocupações causados. A situação das transações de transferência que não puderam ser atendidas nos dias 10 e 11 de outubro será informada posteriormente.
“Pedimos desculpas por ter causado inconvenientes e preocupações. A situação das transações que não puderam ser realizadas nos dias 10 e 11 de outubro será informada posteriormente”, disse a Zengin Net em um comunicado.