Com apoio do COB, Time Rio celebra primeiro ano e esquenta expectativa para os Jogos Pan-americanos Santiago 2023
Um dia para celebrar o incentivo ao esporte. Foi dessa forma que 60 atletas olímpicos e paralímpicos se reuniram no Rio de Janeiro para comemorar o aniversário de um ano do Time Rio, programa de fomento ao esporte de alto rendimento da Prefeitura do Rio que tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Comitê Paralímpico Brasileiro. O encontro também serviu para levar boas energias aos atletas que competirão nos Jogos Pan e Para-panamericanos Santiago 2023.
Em cerimônia realizada no Palácio da Cidade, sede do governo municipal do Rio de Janeiro, os representantes institucionais do programa ressaltaram a importância do investimento no esporte de base e do alto rendimento. Estiveram presentes o diretor-geral do COB, Rogério Sampaio, representando o presidente do COB Paulo Wanderley, o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o secretário municipal de esportes do Rio, Guilherme Schleder, e o secretário estadual de esportes e lazer do Rio, Rafael Picciani. Todos reforçaram o ensejo de que iniciativas como a do Time Rio, que proporciona uma bolsa com um valor mensal aos atletas, perpetuem-se nacionalmente.
“O COB auxilia a parte operacional ao regulamentar a entrada de atletas no Time Rio. Um programa como esse é importante para que os atletas se dediquem exclusivamente ao esporte, uma vez que recebem o investimento adequado e podem ficar tranquilos para focarem e darem o máximo em suas modalidades. Celebramos este momento e desejamos que os atletas deste programa consigam resultados expressivos já agora nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023”, pontuou o diretor-geral do COB, Rogério Sampaio.
“O Time Rio foi criado com o objetivo também de as pessoas entenderem o desafio de ser um atleta de alto rendimento. Precisamos que o poder público e o privado assumam esse apoio mais incisivo. Que bom podermos celebrar esse momento e também chamarmos a atenção dos diferentes níveis de governo e setor privado para estimularem o desenvolvimento do esporte brasileiro. Esperamos muitas medalhas dos nossos atletas no Pan e futuramente nos Jogos Olímpicos”, endossou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Entre os atletas presentes no evento estiveram os olímpicos Lucas Verthein, do remo, e Rosângela Santos, do atletismo (medalha de bronze em Pequim 2008), ambos integrantes do Time Rio. Prestes a competirem nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023, os dois agradeceram o investimento em suas carreiras.
“Sou prova viva de que projetos como este dão certo. Fiz parte do primeiro Time Rio e na sequência me tornei campeã pan-americana e participei dos Jogos Olímpicos. O programa transforma vidas e nos impulsiona a fazer o que muitos acham ser impossível”, analisou Rosângela.
“É um programa maravilhoso. Para nós atletas é importante para seguirmos com nossos treinos em alta qualidade e, consequentemente, possamos atingir nossos objetivos. Também graças ao Time Rio, depois de Tóquio 2020 pude focar no esporte integralmente. É um programa que deixa um legado para que a gente possa sonhar cada vez mais com grandes resultados”, finalizou Lucas Verthein.
FONTE: COB