Dono da empreiteira e funcionário presos pelo emprego ilegal
A polícia informou sobre a prisão de um empresário, dono de uma empreiteira na cidade de Numazu (Shizuoka), 61, e seu funcionário, vietnamita, 25, residente em Gotenba (Shizuoka), o qual atuava como intermediário para contratar conterrâneos, e teve a ordem de prisão pela segunda vez.
A prisão ocorreu na sexta-feira (13), pela suspeita de terem empregado dois vietnamitas que foram presos, nas cidades de Gotenba e Susono. Entre meados de fevereiro e final do mês de agosto, os dois vietnamitas que tinham o visto de estagiários técnicos na construção, foram detidos pela atividade diferente permitida pelo status. Eles estavam trabalhando em uma fábrica, portanto, o funcionário da empreiteira teria promovido o emprego ilegal.
De acordo com a polícia da província, esse funcionário vietnamita era responsável pelos posts sobre as vagas de empregos nas redes sociais e sites de fácil visualização para os estrangeiros, e entrava em contato com estagiários técnicos vietnamitas e outras pessoas que enfrentavam dificuldades financeiras.
Parece que o empresário fiscaliza todas as operações de haken, mas é possível que não tenha verificado o status de residência desses estagiários técnicos.
O funcionário foi preso pela primeira vez em 31 de agosto como suspeito de violar a Lei de Controle de Imigração e Refugiados, portanto, na sexta-feira teve mais uma suspeita adicionada.
Depois da primeira prisão, a empreiteira estava sendo investigada, por isso, a prisão do empresário. Mas, as investigações continuam para verificar se não há outros casos de promoção do emprego ilegal.
FONTE: PORTAL MIE