Em viagem ao Japão, Rafael Greca mplia parcerias e alinha novos projetos
O prefeito de Curitiba (PR), Rafael Greca encerrou, no último dia 6, os compromissos oficiais no Japão ampliando o campo de parcerias com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica) para o desenvolvimento de estudos conjuntos sobre aluguel social para habitação de pessoas de baixa e média rendas. Em contrapartida, a Jica tem interesse em conhecer detalhes da metodologia utilizada para a realização do inventário de ativos públicos envolvidos na elaboração do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima).
“Vamos avançar na parceria com o Japão para o desenvolvimento sustentável. Em nossa missão compartilhamos projetos de interesse mútuo da Prefeitura de Curitiba e de cidades japonesas, a partir da cidade-irmã de Himeji, focando o Hipervisor Urbano de Curitiba, habitação de interesse social com energia solar, redesenvolvimento de áreas urbanas degradadas e programas de descarbonização”, afirmou Greca.
Em reunião com o secretário de Políticas de Desenvolvimento Urbano da Jica, Tomohiro Ono, e o especialista em Desenvolvimento Urbano e Regional e Gestão de Infraestrutura da agência, Takayoshi Yamada, o prefeito e os representantes da missão curitibana avaliaram os resultados da agenda de visitas técnicas e de troca de experiências cumprida naquele país.
Foram alinhadas as metas da cooperação, formalizada em 2022 e com vigência até o início de 2024, com foco no desenvolvimento de projetos urbanos com vistas ao envelhecimento da população, a prevenção e resposta a desastres climáticos e inovação para a sustentabilidade.
Irmandade – Em viagem oficial ao Japão desde o dia 28 de setembro, Rafael Greca participou de reuniões de encerramento de visitas técnicas da parceria curitibana com a Jica e de compromissos oficiais em Himeji, cidade-irmã de Curitiba, que em 2024 celebram os 40 anos do tratado de irmandade. A agenda do prefeito de Curitiba no Japão incluiu agendas em Tóquio, no dia 2, onde Rafael Greca alinhou novas cooperações para Curitiba nas áreas de habitação de interesse social e redesenvolvimento urbano.
No dia 3, a comitiva paranaense cumpriu agenda técnica na cidade de Kakogawa. Lá, Greca foi recebido pelo prefeito Yasuhiro Okada.
Com 260 mil habitantes, o município da província de Hyogo tem tratado de irmandade com Maringá, cidade do noroeste paranaense. No dia 4, em sua passagem por Himeji, cidade-irmã de Curitiba no Japão, Greca foi recebido pelo prefeito Hideyasu Kiyomoto.
No encontro, Greca e Kiyomoto alinharam uma agenda para a celebração dos 40 anos de irmandade entre as cidades, em maio de 2024.
Palestra – E no dia 5, em palestra no Kyoto Smart City Expo 2023, o prefeito apresentou os projetos de Curitiba na área de inovação alinhada à agenda climática. Greca e o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, foram palestrantes convidados à Sessão de Colaboração Internacional do evento no Japão que integra o Smart City Expo World Congress, do qual Curitiba também faz parte como sede da edição brasileira.
A comitiva desembarcou em Curitiba nesta segunda-feira (9).
FONTE: NIPPON JÁ