Obras da Radioterapia da Santa Casa de Marília atingem 78% do total e entram na reta final
As obras de implantação da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília atingiram 78% do total e entraram na reta final de execução. Os técnicos do Ministério da Saúde, Leonardo Vianna e Bruna Machado, estiveram neste dia 26 de outubro no local, acompanhados de profissionais da Incorplan – construtora responsável técnica pelas obras – e da Concremat – que faz a fiscalização das obras – e ficaram satisfeitos com o que viram.
Estão sendo realizadas no prédio em construção da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília as instalações de mobiliários; execução de pisos intertravados e guias do estacionamento; emassamento e pintura de forro; paredes e textura; assentamento de cerâmica das paredes da área técnica; instalações de luminárias; e assentamento de piso da portaria. As bate macas e as divisórias dos vestiários já estão instaladas.
A nova unidade fica ao lado do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” e com a fachada defronte à rua 21 de Abril. Com área total de 2.151,70 m² e área construída de 804,94 m², a Radioterapia vai proporcionar o tratamento integral do câncer na Santa Casa de Marília.
A Santa Casa de Marília foi incluída no Plano Nacional de Expansão da Radioterapia, em 2018 e com o empenho da Direção do Hospital, contando com o apoio de parlamentares, o Ministério da Saúde autorizou o início das obras no início do ano passado.
Iniciadas em 29 de agosto de 2022, as obras da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília têm previsão para serem concluídas até o final deste ano.
A Varian vai fornecer o equipamento acelerador linear para a realização das sessões de radioterapia, que atenderão uma população de aproximadamente 1,3 milhão de habitantes em 62 municípios do DRS IX (Departamento Regional da Saúde).
Cerca de 1 mil pacientes devem ser atendidos anualmente na nova Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília.
Atualmente, já são realizadas 18 mil consultas, 9 mil sessões de quimioterapia, 400 cirurgias e 700 internações por ano, somente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), na unidade de tratamento de câncer da Santa Casa de Marília, o que consolida o hospital como o maior prestador de serviços SUS na área oncológica na região abrangida pelo DRS IX.